Início\ Informação \ Notícias
Vinho neozelandês da Sogrape brilha no Concurso Mundial de Sauvignon
O vinho da Sogrape Framingham Sauvignon Blanc 2011, produzido na região neozelandesa de Marlborough, foi uma das maiores atracções do 3º Concurso Mundial de Sauvignon, realizado em Bordéus, ao conquistar o prémio máximo – Special Trophy – na mais importante categoria de Oaked Sauvignon Blanc (vinho de sauvignon blanc estagiado em madeira).

"É uma distinção extraordinária, pois foi alcançada perante mais de 600 concorrentes em representação dos mais renomados produtores desta casta em todo o mundo, a começar pelos de Bordéus", refere Salvador Guedes, Presidente da Sogrape, sublinhando a importância deste reconhecimento internacional para a Framingham e para a própria Sogrape, mas também para a região neozelandesa de Marlborough, cujo terroir descobriu uma verdadeira vocação para as vinhas de Sauvignon Blanc.

O Framingham Sauvignon Blanc é um vinho de grande complexidade, riqueza e intensidade que só um processo de produção artesanal pode assegurar, apresentando uma cor dourada com laivos verdes e revelando-se de imediato apetecível pela sua vivacidade e impacto. O aroma é poderoso, com reminiscências de toranja, espargos, maracujá, groselha vermelha, pimento, tomilho e algumas notas minerais. A doçura da fruta de boa qualidade e a sua textura macia estão muito bem equilibradas por uma acidez viva e refrescante, o que lhe confere um final longo com um toque mineral.

Refira-se que a Framingham tem conquistado prémios do mais elevado prestígio internacional também com os vinhos varietais Pinot Noir e Riesling, comprovando o acerto da aposta do processo de internacionalização da Sogrape nesta geografia do Novo Mundo.