Belo Horizonte - A capital mineira receberá, mais uma vez, a "Grande Prova de Vinhos de Portugal". O evento acontece no próximo 27 de abril, no Hotel Quality Afonso Pena, das 15h30 às 20h30, e conta com a presença de produtores da região da Beira Interior e da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal (Fenadegas).
Promovida pela "Vinhos de Portugal", instituição sem fins lucrativos criada em 2010 para divulgar internacionalmente a qualidade dos vinhos lusitanos, a degustação, oferecida para convidados, é uma oportunidade para jornalistas, formadores de opinião, importadores, sommeliers e outros profissionais de hotelaria e restaurantes conhecerem e provarem alguns dos melhores vinhos finos e de mesa portugueses.
A "Grande Prova de Vinhos de Portugal" acontece em meio à polêmica gerada pelo pedido feito por instituições representativas do setor vitivinícola brasileiro ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior pela salvaguarda do produto nacional em relação ao vinho estrangeiro.
De acordo com Carlos Ávila, executivo de contas da Opal Publicidade em Portugal, empresa responsável pela produção do evento, os consumidores brasileiros estão mais atentos às marcas, qualidade, preço e país de origem dos vinhos. "Existe uma grande familiarização com os vinhos portugueses no Brasil, que apresentam uma excelente qualidade e preços justos", diz.
Segundo o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento Territorial de Portugal, o Brasil é o quarto país no ranking de exportações de vinhos no que diz respeito a valores, responsável por aproximadamente 6,6% do total do valor de vinhos exportado, perdendo somente para Angola, Reino Unido e França. No último ano, o crescimento de exportação de vinhos portugueses para o Brasil foi de 18,7%, em termos de valores, e 14,1%, em termos de volume, em relação a 2010.
Os números no Brasil também são favoráveis aos vinhos portugueses. No ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a importação de vinhos estrangeiros cresceu 3% em relação a 2010, sendo que os vinhos de origem portuguesa ocupam o quarto lugar no ranking de importações, atrás de Chile, Argentina e Itália.
A "Grande Prova de Vinhos de Portugal" terá 10 produtores portugueses. Da região vitivinícola da Beira Interior, estarão presentes representantes da Adega do Fundão, Quinta dos Currais, Quinta dos Termos, 2.5 Vinhos de Belmonte e Sabe. Já os produtores da Adega Vermelha, da Adega Cantanhede, da Caves Vale Rodo, do Pegões e da Vercoope são os representantes da Fenadegas.
Os presentes poderão degustar vinhos brancos, tintos, rosés, vinhos verdes, vinhos do Porto, espumantes e moscatel. O evento tem o apoio da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas Gerais, da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho - Minas Gerais (Sbav) e da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).
Serviço:
Grande Prova de Vinhos de Portugal
Quando: 27 de abril, sexta-feira, das 15h30 às 20h30
Onde: Hotel Quality Afonso Pena - av. Afonso Pena, 3751 - B. Mangabeiras - Belo Horizonte
Informações pelo e-mail secretaria@camarabrasilportugal.com.br
Fonte: Portugal Digital
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30