Início\ Informação \ Notícias
Vinho: Uma centena de produtores portugueses de vinho procura oportunidades de exportação no Brasil
Uma centena de empresas portuguesas de vinho participa, entre os dias 24 a 26, na feira Expovinis Brasil, em S. Paulo, apostando num mercado que no 1.º semestre de 2011 importou mais 24,8 por cento de vinho nacional.

Reclamando o estatuto de "maior salão do setor dos vinhos da América Latina", a Expovinis é promovida pela Exponor Brasil, detida pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), que desde 1999 opera no Brasil.

Segundo a organização do evento, na edição deste ano participarão quase uma centena de referências portuguesas de vinho de várias regiões vitícolas, "à procura de aumentarem exportações".

Sob o chapéu 'Wines of Portugal', estarão representadas em S. Paulo as regiões vitivinícolas do Alentejo, Lisboa e Beira Interior e as adegas cooperativas da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal (Fenadegas), cabendo a maior participação à Viniportugal, com cerca de 60 empresas.

Conforme destaca a organização, em sete anos a Expovinis Brasil cresceu mais de 300 por cento, passando de uma área inferior a 5.000 metros quadrados para mais de 18.000 metros quadrados.

"Empresas de todo o mundo, incluindo Portugal, procuram o certame para apresentarem produtos e fazerem negócios", sustenta, destacando que, "apesar da crise mundial, o mercado de vinho no Brasil atravessa um expressivo crescimento e a entrada de marcas importadas no mercado nacional ganha cada vez mais ritmo e espaço".

Segundo os dados avançados, no primeiro semestre de 2011, o crescimento médio das importações de vinho no Brasil foi de 28 por cento face ao mesmo período de 2010, "tornando o mercado mais favorável para investimento": a importação de vinho italiano aumentou 58,57 por cento, seguido do vinho português, que cresceu 24,8 por cento, do espanhol, que aumentou 22,32 por cento, e do francês, que subiu 11,76 por cento.

De acordo com a organização, a presença portuguesa na Expovinis também se vai refletir "nos muitos distribuidores brasileiros que comercializam vinho português".

Destinado a profissionais do setor do vinho, a Expovinis deverá reunir este ano mais de 400 expositores e cerca de 20.000 visitantes num espaço de 18.000 metros quadrados.

 

Fonte: Lusa/PD.