Início\ Informação \ Notícias
Vinhos: "Douro Boys" estreia-se na China, "um mercado com muita capacidade de crescimento"
O grupo de produtores de vinho "Douro Boys" estreou-se esta semana em Pequim, primeira etapa de um périplo pela China, país que consideram "um mercado com muita capacidade de crescimento".

"Já estamos a exportar para China, sobretudo para Hong Kong e Macau, e no ano passado estivemos em Xangai. É um mercado que está a dar bons resultados", disse hoje à agência Lusa Cristiano Van Zeller, da Quinta Vale D. Maria, uma das empresas do grupo.

Quinta do Crasto, Quinta do Valado, Niepoort e Quinta Vale Meão são os outros parceiros do grupo, cujo nome, contou Van Zeller, foi lançado há cerca de uma década por uma jornalista estrangeira.

Depois de Pequim, onde apresentaram cerca de trinta marcas, seis das quais do Porto, os "Douro Boys" estão hoje em Xangai e, até ao final da semana, irão ainda a Hong Kong e Macau.

Os vinhos do grupo - tintos, brancos ou Porto - são considerados de "gama alta e média-alta" e, em Portugal, o seu preço "é praticamente o dobro do que se vende na região" (Douro), mas já conquistaram "um peso muito grande nas principais revistas mundiais " do setor, realçou Van Zeller.

"Criamos os nossos próprios nichos de mercado", acrescentou o empresário.

A promoção do "Douro Boys" coincide com um bom momento das exportações de vinhos portugueses para a China.

Não contando com o Porto e o Madeira, as exportações de vinhos portugueses para aquele país quase duplicaram em 2011, pelo segundo ano consecutivo, para 8,23 milhões de euros, indicou uma gestora da Vini Portugal em março passado.

Neste domínio, a China é já o quinto maior mercado de Portugal fora da Europa.

 

Fonte: Lusa/AC.