Início\ Informação \ Notícias
Vinho: Associação de Municípios do Vinho assinala 5.º aniversário realçando trabalho das autarquias Santarém
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) promove na segunda-feira, no Cartaxo, um encontro para realçar o trabalho das autarquias "em prol da promoção dos territórios vitivinícolas e das tradições culturais, etnográficas e gastronómicas ligadas ao vinho".

O seminário sobre 'O Poder Local, O Vinho e o Mundo Rural', uma das iniciativas que assinala o quinto aniversário da AMPV, visa ainda "discutir a importância do vinho enquanto fator de desenvolvimento sustentável para o mundo rural".

O evento terá como oradores os presidentes das câmaras municipais de Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012, Ana Teresa Vicente, e de Viana do Castelo, Cidade do Vinho 2011, José Maria Costa, bem como a presidente da Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local 'A Minha Terra', Regina Pinto.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, João Machado, e o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, da AMPV e da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho, Paulo Varanda, são os outros oradores convidados.

A comemoração do quinto aniversário da AMPV conta igualmente com uma cerimónia de homenagem aos municípios fundadores (Ponte da Barca, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Cantanhede, Mealhada, Gouveia, Cartaxo, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Palmela, Borba, Moura, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sousel e Vidigueira).

Nessa cerimónia serão entregues os Prémios Prestígio AMPV 2011 - Entidade do Ano e Personalidade do Ano.

 O Instituto Superior de Agronomia, que em 2011 celebrou o seu centésimo aniversário, será distinguido com o prémio Entidade do Ano 2011, enquanto Francisco Sampaio (que foi "embaixador da cidade do vinho 2011") é a Personalidade do Ano 2011, pelo seu trabalho em prol da "divulgação e promoção do turismo, da gastronomia e dos vinhos portugueses".

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho reafirma, em comunicado, a determinação em "continuar na vanguarda da defesa do património vitivinícola e na valorização do potencial endógeno das regiões e cidades do vinho, cuja produção é a sua base produtiva e a sua identidade histórica".

 

Fonte: Lusa / MLL.