Início\ Informação \ Notícias
Vinho: Churchill's inaugura centro de visitas em Gaia
A Churchill's, uma pequena empresa familiar produtora de vinhos do Porto e Douro, inaugurou recentemente um centro de visitas em Vila Nova de Gaia, que ambiciona "dar a conhecer melhor os vinhos" daquela região.

A empresa investiu cerca de 400 mil euros na criação deste espaço, com cerca de 350 metros quadrados, que está aberto entre as 10:00 e as 19:00.

A visita inclui a passagem por uma sala onde se encontram quatro tonéis com capacidade para 45 mil litros destinados ao vinho do Porto da categoria especial LBV (Late Bottled Vintage), e pode terminar no piso superior, num espaço com vista para o rio Douro e preparado para acolher almoços ou jantares de grupo institucionais.

A Churchill's criou este espaço com base num lema diferenciador: "Beber um cálice de Porto requer, sobretudo bem-estar", explicou a diretora da empresa, Maria Emília Campos.

O novo espaço "aposta na divulgação de um conjunto de vinhos de gama alta, sendo o principal objetivo aumentar os conhecimentos do público quanto aos processos de elaboração e evolução dos melhores vinhos", referiu a mesma responsável, na apresentação do centro.

O centro de visitas Churchill's promete "privilegiar as provas de vinho do Porto vintage destacando as caraterísticas singulares e únicas de um produto que é considerado um dos grandes vinhos do mundo".

Está prevista ainda a realização de cursos de cozinha e de show cooking orientados por "alguns dos melhores chefes de cozinhas", a começar por Vítor Sobral.

A Churchill's é uma empresa que tem 30 anos de existência, possui duas propriedades no Douro, as quintas da Gricha, adquirida em 1999, e do Rio, e divide a sua atividade entre os vinhos do Porto e DOC Douro, ambos já com grande reputação.

Os Graham, de origem escocesa, têm uma ligação secular aos vinhos mas em 1970 venderam a marca a outra família britânica com raízes no vinho do Porto, os Symington.

Mas John Graham permaneceu ligado ao setor e há 30 anos criou a Churchill', o apelido da sua mulher, pretendendo apostar forte nos vinhos DOC, pelo seu "potencial de crescimento".

A empresa prepara-se também para avançar com a construção de uma adega própria no Douro, " a cinco quilómetros da Quinta da Gricha".

John Graham iniciou a sua atividade em 1970, tendo sido, nos primeiros oito anos, o responsável pela produção na firma Cockburns Smithes.
Hoje, é ele quem responde pelos vinhos do Porto da Churchill's, ao passo que os DOC Douro são da responsabilidade do enólogo Ricardo Nunes.

 

 


Fonte: Lusa / AYM.