Início\ Informação \ Notícias
Douro: Ministério da Agricultura procedeu a "avaliação imediata" dos estragos provocados pelo granizo em Vila Real
A Direção Regional de Agricultura do Norte (DRAPN) procedeu a uma avaliação imediata dos prejuízos causados pelo granizo em Vila Real, que atingiu cerca de 100 hectares de vinha, informou hoje o Ministério da Agricultura.

Fonte do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), disse à Agência Lusa que no balanço dos estragos provocados pelo mau tempo no dia 20 se constata a perda de mais de 50 por cento da produção numa área de vinha de cerca de 50 hectares e perdas menos significativas em mais cerca de 50.

O granizo atingiu as freguesias de Nogueira e Ermida, no concelho de Vila Real, numa área inserida na Região Demarcada do Douro.

Como consequência da avaliação dos estragos, a DRAPN emitiu um aviso fitossanitário que aconselha práticas culturais a adotar nas vinhas afetadas pela queda de granizo.

Promoveu ainda uma poda em verde, que se realizou na segunda-feira, com a colaboração dos técnicos do núcleo de viticultura do Douro em Nogueira, numa parcela de vinha particularmente afetada.

Tratou-se, segundo a fonte, de uma demonstração de como fazer intervenção em situações deste tipo.

O MAMAOT referiu ainda que nenhum dos agricultores, nem a Adega Cooperativa de Vila Real, onde estão associados, têm seguro de colheitas, individual ou coletivo.

No entanto, acrescentou que existem seguros disponíveis, com bonificação, para estes casos.

Apesar disso, a fonte referiu que o MAMAOT está a analisar a situação.

 

Fonte: Lusa / PLI.