Fontainhas Fernandes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), disse à Agência Lusa que o centro está incluído no Regia Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia.
O responsável falava à margem do fórum Infowine que decorre até quinta-feira e junta a investigação, a produção e a comercialização ligada à fileira vitivinícola Fontainhas Fernandes explicou que o centro de excelência vai fazer uma forte aposta na investigação dirigida e pedida pelas empresas. "Ou seja, neste modelo serão as empresas que determinam o funcionamento do centro", frisou.
Pretende ainda, acrescentou, prestar serviços à Região Demarcada do Douro, articular entidades que fazem serviços de consultoria, de análises ou de todo o tipo de atividades ligadas ao setor.
A formação será outra das valências do centro. Para o efeito, a UTAD assinou um consórcio com as universidades do Porto e Católica, com vista à criação de um curso de doutoramento - Denovitis - ligado à vinha e ao vinho.
Esta iniciativa interligar-se-á com outro tipo de formações, como o programa Erasmus Mundus, que envolve várias universidades de todo o mundo.
"Neste momento, a UTAD tem que assumir uma mudança radical em toda esta estratégia. Um centro de excelência não pode apenas reduzir-se ao Douro, tem que ter ambição internacional", frisou.
O Regia Douro Park resulta de uma parceria entre as câmaras de Vila Real e Bragança, a UTAD, o Instituto Politécnico de Bragança e a PortusPark - Rede de Parques de C&T e Incubadoras.
A academia transmontana possui a única licenciatura do país em Enologia e desenvolve já muita investigação dirigida à fileira vitivinícola.
Por exemplo, neste momento a universidade está a estudar modelos ligados às alterações climáticas, as questões relacionadas com zonagem no Douro, a qualidade do vinho ou a biodiversidade na vinha.
A investigação e o desenvolvimento tecnológico são precisamente dos temas em destaque no Infowine.forum.
Por exemplo, o enólogo e produtor Álvaro Van Zeller vai falar sobre a garrafa MBS (Martin Berasategui System), que introduz um novo conceito para engarrafamento de vinhos sujeitos a criar depósito.
O novo desenho consiste na introdução de um fundo falso criado por um estreitamento muito pronunciado no fundo da garrafa, que gera uma cavidade capaz de manter e evitar que o depósito que se vai formando entre em suspensão permitindo melhores condições de envelhecimento dos vinhos, límpidos, sem a turbidez.
Durante dois dias, o Infowine vai debater o tema "Pensando fora da garrafa".
O encontro traz a Vila Real 40 especialistas de Portugal, Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América (EUA) e Austrália.
Fonte: Lusa / PLI.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30