Início\ Informação \ Notícias
Douro: Gabriela Gonçalves trocou tintas por vinho para pintar aguarelas
A pintora Gabriela Gonçalves trocou as tintas tradicionais pelo vinho e pinta aguarelas de cores tão distintas como as que cada garrafa de tinto ou Porto, cada casta de uvas tem para oferecer.

"Cada garrafa, cada sabor, e cada cor específica", afirmou hoje a artista plástica à Agência Lusa.

Gabriela Gonçalves, 28 anos e natural do Porto, está a expor os seus trabalhos no fórum Infowine que decorre até quinta-feira, em Vila Real, e debate a investigação, a produção e a comercialização ligadas à fileira vitivinícola As feiras e os certames ligados à vinha e ao vinho têm sido os principais palcos por onde a artista tem dado a conhecer o trabalho que desenvolve há cinco anos.

Da mancha de vinho numa toalha até ao papel foi um "instante".

Gabriela prefere os vinhos tinto e do Porto por causa das suas cores mais fortes, do pigmento mais vivo.

"A verdade é que desde sempre que o ser humano pinta com pigmentos naturais, tintas naturais e o vinho é uma delas", salientou.

E é no mundo ligado à vinha e ao vinho que a artista encontra a inspiração para as aguarelas pintadas com vinho. Gosta de pintar cachos de uva, os barcos rabelo, as pipas e a caves. 

A técnica de pintar numa aguarela exige certos requisitos como um papel que absorva bem, depois, como é uma tinta muito aguada, Gabriela referiu que tem que ter um certo controlo com o pincel para obter as manchas que se quer.

Durante dois dias, o Infowine vai debater o tema "Pensando fora da garrafa".

O encontro traz a Vila Real 40 especialistas de Portugal, Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América (EUA) e Austrália.

 

Fonte: Lusa / PLI.