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Madeira: Incêndios não afetaram produção de uvas para Vinho Madeira
O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais afirmou hoje que os incêndios não afetaram a produção de uvas para o Vinho Madeira, acrescentando que o tempo quente está a favorecer a qualidade e que será "um ano excecionalmente bom".

Manuel António Correia falava na apresentação de uma nova campanha de Vinho Madeira, que este ano sugere o seu consumo refrescado durante os meses de verão, para demonstrar que esta produção tradicional é "versátil" e pode ser consumida "fresca e num ambiente descontraído".

"No setor vitícola, dada a distribuição das principais manchas de produção de uva, não houve afetação direta, embora possam existir alguns casos pontuais, mais de produtores diretos", disse o governante.

Manuel António Correia adiantou que "nos locais onde os incêndios tiveram mais incidência as uvas tradicionais do Vinho Madeira não foram muito atingidas", embora se admita "um ou outro caso pontual, mas sem expressão para a produção deste ano".

O responsável realçou que, apesar do "tempo quente ter muitos efeitos negativos, este ano o aumento da temperatura vai beneficiar a produção de uvas, especialmente os que regaram na altura devida as parreiras".

"O tempo quente só favorece a maturação e qualidade das uvas", salientou, acrescentando que "a vinha está limpa saudável, é um ano com condições de qualidade muito boa e, até aqui, excecionalmente bom".

Por seu turno, a presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço, acrescentou que devido a esta situação "existe um avanço de maturação de sete a 10 dias, sendo provável que, se se mantiverem estas condições, as vindimas comecem uma semana mais cedo".

O secretário regional destacou ainda a importância da campanha do Vinho Madeira hoje apresentada, considerando que em altura de dificuldades é necessário ser "regionalista e parcial no sentido comercial".

O programa integra-se num projeto desencadeado há alguns anos de "promoção e valorização do mercado regional para o Vinho Madeira", que representa já 16 por cento do total do negócio e 21 por cento do valor.

Manuel António Correia opinou também que esta campanha, que representa um investimento de 7.000 mil euros, 85 por cento dos quais cofinanciados por fundos comunitários, constitui igualmente um "desafio e estímulo para toda a sociedade madeirense", apostando no consumo de uma produção regional que se traduz em dividendos para a economia madeirense.

"Isto é bem mais que uma campanha de vinho, é por toda a economia e todos os aspetos sociais da Madeira", concluiu.

 A responsável do IVBAM realçou que a campanha aposta em servir o Vinho Madeira fresco durante os meses de verão, sobretudo as produções de três e cinco anos, uma sugestão que será divulgada em associação com o Rali Vinho Madeira (que vai para a estrada este fim de semana) e em cerca de 15 restaurante que aderiram à iniciativa 'Madeira com entradas' (concurso para apresentar a melhor associação deste produto com a gastronomia) nas chegadas do aeroporto da Madeira e nas redes sociais.

 

Fonte: Lusa/ AMB.