"Pelas indicações que temos, prevê-se uma quebra na ordem dos 80 por cento, em comparação com a média de produção dos últimos anos", afirmou Paulo Machado, presidente da Comissão Vitivinícola Regional, em declarações à Lusa, acrescentando que as expectativas relativamente à produção foram recolhidas junto dos vitivinicultores da ilha.
Para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional, esta quebra na produção de vinho deve-se a vários fatores, quase todos de ordem climatérica, que afetaram as vinhas durante a fase de crescimento e de desenvolvimento, acabando por danificar irremediavelmente as áreas de produção.
"Este foi um ano atípico", frisou, recordando que, depois do bom tempo inicial que se fez sentir até Maio, vieram os "ventos fortes" e a "humidade" em junho e julho, que partiram e queimaram muitas vinhas.
A produção média de vinho no Pico ronda 1,2 milhões de litros anuais, mas deve situar-se este ano entre 300 e 400 mil litros.
Paulo Machado admitiu que possa existir alguma "desmotivação e desmoralização" entre os produtores de vinho da ilha, mas afirmou que, caso se verifique uma eventual redução da área de vinha nos próximos anos, ela abrangerá apenas "as castas de menor qualidade", como as do denominado 'vinho de cheiro'.
"No caso das castas de melhor qualidade, o que se tem notado é um aumento gradual da área de cultivo, por via dos incentivos financeiros que estão disponíveis para estas produções", afirmou Paulo Machado.
A produção vitivinícola no Pico divide-se em vários tipos de castas, nomeadamente as não classificadas, como o 'vinho de cheiro', as castas tradicionais brancas, destinadas à produção de vinhos licorosos e vinhos regionais, como o Verdelho, Arinto e Terrantez, e as castas europeias tintas.
O período de vindimas na ilha do Pico arranca hoje para as castas brancas e termina em meados de setembro com as castas tintas.
Fonte: Lusa / RF.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30