Início\ Informação \ Notícias
Angola e Brasil são os principais destinos dos vinhos portugueses da região do Alentejo
O ano passado, de acordo com dados divulgados pela Comissão Vitivinícola da Região do Alentejo (CVRA), Angola importou 4,1 milhões de litros de vinho produzido na região, enquanto as exportações para o Brasil chegaram a 2,4 milhões de litros.

Angola e o Brasil são os principais mercados de exportação dos vinhos portugueses produzidos na região do Alentejo, sul do país.

O ano passado, de acordo com dados divulgados pela Comissão Vitivinícola da Região do Alentejo (CVRA), Angola importou 4,1 milhões de litros de vinho produzido na região, enquanto as exportações para o Brasil chegaram a 2,4 milhões de litros.

Depois dos dois mercados lusófonos, o terceiro principal destino para os vinhos alentejanos são os Estados Unidos, com 1,3 milhão de litros, o Canadá, que importou o ano passado 755 mil litros, e, na quinta posição, a China, para onde Portugal exportou 550 mil litros de vinhos produzidos no Alentejo.

Em Portugal, o preço médio dos vinhos alentejanos, com selo de Denominação de Origem Controlada (DOC), é de 3,88 euros por garrafa de 75 centilitros, o que equivale, em moeda brasileira, a cerca de 10 reais.

Atualmente, os vinhos com denominação DOC produzidos na região vitivinícola do Alentejo têm uma quota, em volume, de 39,01% dos vinhos DOC do país, e de 43,5% em valor.

As elevadas taxas e impostos a que os vinhos importados estão sujeitos no Brasil fazem com que os vinhos do Alentejo cheguem ao consumidor, no varejo, a mais de 20 reais por garrafa.

 

Fonte: África 21