Início\ Informação \ Notícias
Brasil já é o terceiro maior mercado dos vinhos do Douro
As vendas dos produtores durienses para o mercado brasileiro apresentaram no primeiro semestre um crescimento de 2,4% face a 2011, contrariando a queda registada na exportação dos vinhos do Douro para os dois maiores mercados, Portugal e Canadá.

Os portugueses são ainda os maiores apreciadores de vinho do Douro, mas os produtores desta região cada vez mais vão tendo sucesso fora do mercado doméstico. O Brasil é já o terceiro maior mercado para os vinhos do Douro, apenas atrás de Portugal e do Canadá, revelam os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) relativos ao primeiro semestre deste ano.

De janeiro a junho, apontam as estatísticas do IVDP, as exportações de vinhos durienses para o Brasil atingiram os 2 milhões de euros, com um crescimento de 2,4% face a igual período do ano passado. Um crescimento ainda abaixo da média global de aumento das vendas de vinhos do Douro de 4,2%, mas mesmo assim o Brasil responde por mais de 5% do total das vendas dos produtores do Douro.

Segundo os números do IVDP, do vinho vendido para o Brasil a larga maioria, 93,5%, é tinto, sendo ainda 5,9% vinho branco e o 0,6% rosé. Globalmente, as vendas de vinhos do Douro repartem-se em 79,8% de vinho tinto, 18,9% de branco e 1,3% de rosé.

Em Portugal, no primeiro semestre deste ano as vendas de vinhos da região do Douro atingiram a cifra de 21,5 milhões de euros, com uma quebra de 3% em comparação com o mesmo período de 2011. No Canadá, segundo maior mercado, as vendas desceram 4,9%, para 2,5 milhões de euros.

Um dos destinos que têm proporcionado maior crescimento aos vinhos durienses é Angola, para onde as exportações no primeiro semestre somaram 1,99 milhões de euros, com um aumento de 65,4% em comparação com a primeira metade do ano passado.

 

Fonte: Portugal Digital