Início\ Informação \ Notícias
China Acolhe Vinhos Portugueses
Produção nacional promovida no quinto maior mercado extra-europeu.

Os vinhos portugueses procuram cativar o mercado chinês pela qualidade, diversidade, versatilidade e adaptação à gastronomia dos néctares nacionais. Este mercado constitui o quinto principal destino de exportação dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu, tendo os vinhos portugueses registado um crescimento 53,8 por cento na China e 93,8 por cento em Macau no primeiro semestre de 2012, excluindo vinho do Porto e Madeira.

Sob a marca Wines of Portugal, a ViniPortugal organizará City Tastings - 23 a 26 de Outubro, em Pequim, Xangai, Guangzhou -, e Grand Tasting- em Pequim, Xangai, Guangzhou, de 30 de Outubro a 6 de Novembro-. O vinho português será ainda promovido na Hong Kong Wine & Spirits Fair, de 8 a 10 de Novembro, onde diversos produtores portugueses procurarão fomentar o interesse e a boa recetividade conseguidos na Vinexpo Asia-Pacific e na China Wine & Spirits Awards 2012, onde os vinhos portugueses foram distinguidos com 140 medalhas.

Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, " o mercado chinês apresenta um elevado potencial de crescimento, pelo que constitui um alvo prioritário ao nível da promoção internacional e um mercado muito atrativo para os vinhos portugueses, designadamente fora do espaço europeu." e acrescenta "Apesar da diferença cultural e dos condicionalismos impostos pela distância geográfica, os vinhos portugueses obtiveram em 2011 vendas no valor de 13,7 milhões de euros e assistiu-se a um aumento de 80 por cento do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado."

"A promoção prevista para 2012 e 2013 pretende acompanhar o enorme dinamismo que os vinhos portugueses têm revelado e a ViniPortugal estabeleceu o objectivo de impulsionar o crescimento das exportações de forma a atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, abrangendo Hong Kong e Macau" afirmou o mesmo responsável.

Nas três cidades chave - Pequim, xangai, Guangzhou - serão promovidos seminários, de 23 a 26 de Outubro, sobre vinhos portugueses. Incluem almoço de harmonização dos vinhos com gastronomia local e serão apresentados por Jennier Chen. Estes City Tastings serão realizados com o objectivo de aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses junto de líderes de opinião e consumidores de referência.

Sob a marca Wines o Portugal, a ViniPortugal organizará ainda três Grand Tasting em Pequim, Xangai,  Guangzhou, de 30 de Outubro a 6 de Novembro. São provas anuais que pretendem aumentar a notoriedade dos vinhos de Portugal e promover o potencial de negócio para os agentes económicos portugueses. Cerca de 50 produtores apresentarão 350 vinhos nestas acções que deverão contar com a participação de 300 visitantes.

Na Hong Kong Wine & Spirits Fair, a realizar de 8 a 10 de Novembro, 37 produtores portugueses nacionais e Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto tentarão potenciar oportunidades de negócios, divulgar os vinhos nacionais no mercado chinês e expandir os canais de distribuição existentes. Nesse sentido será incentivado o contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes no evento.