Início\ Informação \ Notícias
Brasil: Produtores de vinho desistem de salvaguardas a importações
Os representantes do setor vinícola brasileiro desistiram hoje do pedido de aplicação de salvaguardas aos vinhos importados, o que implicará o encerramento da comissão que investigava o assunto, avançou hoje o Governo brasileiro.

"Os peticionários solicitaram hoje o encerramento da investigação. Será publicada amanhã [23] uma circular no Diário Oficial da União que encerra a investigação sem a aplicação da medida", informou uma nota do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

A comissão foi criada em março deste ano, em função de um pedido feito no final de 2011 pelas instituições: União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Federação das Cooperativas do Vinho (Fecovinho) e o Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho).

Na altura, a petição gerou fortes reações, inclusive entre os consumidores brasileiros, que não queriam ter de pagar mais pelos vinhos estrangeiros.

Conforme exigem as normas internacionais do comércio, caso algum tipo de salvaguarda fosse adotada, elas seriam aplicáveis para os vinhos importados de todos os países, inclusive Portugal, que tem nesta bebida um dos principais produtos exportados para o Brasil.

 

Fonte: Lusa / FYRO // HB