Durante dois dias, vários produtores e revendedores de vinhos portugueses
participaram na segunda edição do certame Mozambique Wine Festival [Moçambique
Festival de Vinhos], em Maputo, procurando promover a qualidade dos produtos
vitivinícolas de Portugal neste mercado.
Representando mais de 10 produtores
portugueses, João Lopes avançou à agência Lusa que o mercado moçambicano,
"apesar não ter comparação com o europeu", tem crescido, e que, só no ano
passado, a sua empresa faturou em Moçambique cerca de 1,5 milhões de euros.
"Os vinhos portugueses continuam a ser reconhecidos no mercado moçambicano
como os melhores, mesmo tendo uma concorrência forte do vinho sul-africano e
também dos vinhos do novo mundo, continua a ser um padrão de referência muito
forte", disse o empresário.
Lado a lado com as marcas portugueses, os vinhos
da África do Sul, país que goza de privilégios aduaneiros na exportação de
produtos para Moçambique, também marcaram presença no certame.
"Temos duas
desvantagens em relação aos vinhos da África do Sul: o valor do imposto e a
distância geográfica. Para que o vinho português continue a ser uma presença
importante no mercado [moçambicano], temos de apostar na divulgação e na
qualidade", sublinhou João Lopes.
Na mesma linha, mas acrescentando a
mais-valia do estatuto histórico que os vinhos portugueses exibem, a enóloga
Marta Simões, da Quinta da Alorna, sugere uma aposta na inovação de
produtos.
"É aliar a tradição à qualidade e à inovação. A África do Sul é
considerada produtora de vinhos do novo mundo. O que podemos oferecer é a
história, como país vitivinícola, com qualidade e inovação", disse Simões.
O
Mozambique Wine Festival, que decorreu nos dias 25 e 26 de outubro, e que contou
com provas de vinho e concertos de jazz, recebeu mais de 1.500
pessoas.
Fonte: Lusa / EYP // HB
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