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Vinho: Rótulos que identificam a temperatura!
É sempre difícil saber a temperatura certa para beber o vinho, ou mesmo o tempo que tem de estar no frigorífico ou no congelador.

A inovação vinícola chega agora ao consumidor! Rótulos que indicam momento em que o vinho atinge a temperatura ideal para ser consumido! A vanguardista Casa Agrícola Alexandre Relvas (CAAR), dedicada à produção e comercialização de vinho regional Alentejano, é a primeira empresa portuguesa a oferecer esta inovação.

No rótulo da garrafa existe um logotipo com uma tinta especial - termocromática, cuja composição reage quando submetida a uma temperatura inferior a aproximadamente 9 graus, alterando a cor de transparente para azul. Ao colocar a garrafa no frigorífico ou no congelador a área que indica "pode servir-se" e o respetivo logotipo passam a azul, indicando que o vinho está à temperatura ideal de consumo.

Para já, os novos rótulos estão a ser usados apenas nas garrafas de "Montinho São Miguel Branco" e "Montinho São Miguel Rosé". Ainda que esta inovação represente um aumento de cerca de 20% no custo total dos rótulos, a Casas Agrícola Alexandre Relvas não refletiu este custo nos seus vinhos pois considera este um investimento válido. Para além de manter a qualidade dos vinhos, ajuda os consumidores a identificarem, de uma forma fácil e exata, a temperatura ideal para o vinho ser consumido. Mantendo a sua excelente relação preço/qualidade no mercado nacional.

Esta ideia já foi utilizada em 2007, pela cervejaria Coors, numa campanha nacional de marketing nos Estados Unidos. Usando também uma tinta termocromática para identificar o momento em que a bebida atingia a temperatura certa, o nome escolhido para a inovação foi "Coors Cold Activated Bottle".

 

Fonte: Escape