Início\ Informação \ Notícias
Vidigueira vai ser a “Cidade do Vinho” em 2013
Vidigueira, no Baixo Alentejo, vai ser a "Cidade do Vinho" em 2013, ano em que irá organizar várias iniciativas ligadas à vitivinicultura, um "eixo determinante" para o desenvolvimento do concelho, anunciou hoje o município.

Segundo a autarquia, Vidigueira candidatou-se e foi eleita para ser a "Cidade do Vinho 2013", um título atribuído pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e que anualmente distingue um município "símbolo do desenvolvimento vitivinícola".

A adesão de todos os produtores de vinho engarrafado do concelho e uma "forte e importante" parceria entre instituições públicas e privadas e associações locais e entidades ligadas aos setores do turismo, da cultura e do vinho foram "determinantes" para o "sucesso" da candidatura de Vidigueira, frisa a autarquia.

Vidigueira vai ser palco no próximo ano de várias atividades enquadradas no programa "Cidade do Vinho 2013", que inclui eventos que se realizam anualmente no concelho e novas iniciativas culturais, desportivas, de lazer e ambientais.

As iniciativas serão "inspiradas no mundo da vitivinicultura", com o objetivo de "constituir um eixo determinante de desenvolvimento, alargando a notoriedade e o prestígio dos vinhos de Vidigueira", explica o município.

A autarquia também irá apostar na promoção da divulgação científica, através de encontros técnicos, debates e formações destinadas a profissionais e entusiastas do mundo do vinho.

O programa inclui também eventos gastronómicos com o objetivo de "aliar o vinho à gastronomia" e permitir que os produtos locais "de excelência" possam ser "degustados e apreciados", refere a autarquia.

No âmbito do programa, o município vai ainda promover eventos dirigidos a profissionais e consumidores, com o objetivo de "reforçar o posicionamento dos vinhos de Vidigueira e, sobretudo, captar novos públicos".

O município refere que pretende envolver a comunidade local na realização das atividades do programa e "manter contactos estreitos" com outras cidades do vinho, para "troca de experiências e desenvolvimento de interesses comuns".

 

Fonte: Lusa /LL // MLM.