O plano foi hoje aprovado no Conselho Interprofissional do IVDP, que decorreu no
Peso da Régua.
O presidente do instituto público disse à agência Lusa
que a verba destinada à promoção e internacional dos vinhos do Douro aumentou
relativamente a 2012 (2.3 milhões de euros), mas cerca de 500 mil euros dizem
respeito à despesa da loja e dois solares (Lisboa e Régua), que passam a
integrar também o PPI.
Nestes espaços, que eram anteriormente
tratados autonomamente, o IVDP quer aumentar as vendas, captando mais clientes
estrangeiros através do desenvolvimento de planos de atividades e contacto com
operadores turísticos.
O plano a implementar no próximo ano,
integrado na estratégia trienal aprovada este ano, incluem o reforço do programa
"Saber servir, servir melhor" que visa a realização de ações de formação sobre
vinho do Porto em restaurantes e bares do Douro e Porto.
Entre março
e outro decorreram 16 ações de formação que atingiram 115 restaurantes.
O objetivo é dar a conhecer melhor este produto, tantos nos
restaurantes ou bares que são procurados pelos cada vez mais turistas que chegam
ao Porto e depois sobem ao Douro, turistas esses que são potenciais compradores
desta bebida.
Manuel Cabral utiliza muito a expressão "os portugueses
têm uma má relação com o vinho do Porto", pelo que defende também que é "preciso
diversificar os momentos de consumo e alargar a base de
consumidores".
O plano concentra o número de países alvo, nos quais
incidirá a ação principal do IVDP, e que passam a ser Portugal, França, Reino
Unido, Brasil, Estados Unidos da América e Canadá.
No entanto, serão
depois realizadas ações em outros mercados no âmbito da marca Wines of Portugal,
com a qual o instituto desenvolve um trabalho de colaboração.
O PPI
faz uma abordagem diferente a algumas tipologias, autonomizando por exemplo as
feiras ou as ações de formação ou a comunicação digital que passam a ser
considerados como mercados e áreas de incidência.
O IVDP quer
melhorar a comunicação no domínio digital, ou seja na Internet e redes sociais,
para o que está a decorrer uma formação interna.
"Acreditamos que o
mercado digital pode ter um papel forte para a promoção genérica de vinho do
Porto, abrindo as portas às marcas", salientou.
Manuel Cabral referiu
que o IVDP vai trabalhar ainda mais com as escolas de hotelaria, procurando
desenvolver contactos, por exemplo com as escolas suíças, as quais considerou
ser das melhores do mundo e cujos formandos se espalham depois por vários
países.
O responsável recordou programa com as escolas de hotelaria
francesas e referiu que, em 2012, foram realizadas ações de se sensibilização e
de conhecimento do vinho do Porto em 60 destas unidades.
Fonte: Lusa / PLI //
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