Início\ Informação \ Notícias
Tintos tornam radiação contra o cancro da próstata mais eficaz
Investigadores da Universidade do Missouri, nos EUA, afirmaram recentemente que o resveratrol, substância presente nos vinhos tintos, pode tornar as células do tumor de próstata mais susceptíveis à radiação e, portanto, tornar o tratamento mais eficaz.

«Outros estudos notaram que o resveratrol faz as células do tumor mais susceptíveis à quimioterapia, e resolvemos testar se isso tem efeito na terapia de radiação. Descobrimos também que esse efeito é ainda maior quando o tratamento é feito separado», disse o professor Michael Nicholl, da Escola de Medicina da Universidade do Missouri.

No entanto, para obter esse efeito, a dosagem da substância é muito alta e por isso os cientistas estão a tentar encontrar outros meios de oferecer o resveratrol ao organismo sem o alto consumo de vinho. «Para que o composto seja eficiente, a pessoa precisa ingerir muito resveratrol", reforça Nicholl. Os próximos passos incluem testes em animais, e, se bem sucedidos, podem levar a um tratamento mais eficiente contra o cancro da próstata.

 

Fonte: http://mariajoaodealmeida.clix.pt/