Início\ Informação \ Notícias
Bruno Antunes vence Concurso Nacional de Escanções
O concurso decorreu em Évora, nas instalações da Fundação Eugénio de Almeida. Depois das provas emergiu um vencedor: o escanção Bruno Antunes.

Foram 14 os candidatos que se submeteram ontem a várias provas escritas e práticas, algumas delas em inglês, ao longo de várias horas.

A simulação de um restaurante serviu de palco às provas, onde os três finalistas demonstraram as suas competências, em testes como a decantação de vinho, provas cegas ou a detecção de erros numa carta de vinhos. Bruno Antunes, natural de Ourém, já foi antes ganhador deste concurso (em 2009 e 2010) e já foi ainda galardoado como Escanção do Ano pela Revista de Vinhos (em 2008). Bruno Antunes já efectuou trabalho de escanção em restaurantes como Tavares e Varando (do Ritz) mas ultimamente tem partilhado estas tarefas com a organização da sua própria empresa, The Wineman. Bruno é ainda professor na Escola de hotelaria e turismo de Lisboa.

O Concurso Nacional de Escanções foi organizado pela Associação Nacional de Escanções (AEP) em coordenação com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (Vinhos do Alentejo). Este escanção irá estar em Tóquio, durante os dias 27, 28 e 29 de março, representando Portugal, ao lado de 52 candidatos do mundo inteiro, na final internacional.

 

Fonte: Revista de Vinhos