Início\ Informação \ Notícias
Essência do Vinho chega em Maio ao Rio de Janeiro
Pela décima edição da Essência do Vinho, que decorreu entre quinta-feira e domingo no Palácio da Bolsa, no Porto, passaram 23.000 visitantes.

O próximo grande passo será a realização de um evento congénere no Rio de Janeiro, no Brasil, nos dias 2 e 3 de Maio.

"É mais um passo na afirmação internacional da marca Essência do Vinho", criada e lança pela empresa portuense homónima, diz, em comunicado, um dos seus directores, Nuno Pires.

O responsável realça que a empresa conta já "experiência de actuação em alguns mercados internacionais e em 2012 decidiu criar a Essência do Vinho Brasil", apenas focada naquele vasto mercado, onde o consumo anual de vinho per capita é de cerca de 2 litros - muito aquém dos 47 litros que, em média, cada português consome por ano.

Nuno Pires diz que a Essência do Vinho - Rio de Janeiro obedecerá ao "conceito" aplicado no Porto desde que o evento foi lançado há 10 anos e que "já tem provas dadas de sucesso".

"Os produtores, muito em particular os portugueses, confiam no nosso trabalho, no conhecimento e experiência que temos no Brasil. Por isso, estão a responder muito positivamente a este novo desafio que lhes lançamos e vários já reservaram presença no Essência do Vinho - Rio de Janeiro", acrescenta Nuno Botelho, também director da EV.

Segundo este responsável, "muitas distribuidoras de vinhos no Brasil e produtores de países tão distintos como Chile, Argentina, França, Itália ou Espanha também já mostraram interesse em participar no evento". É por isso que Nuno Botelho perspectiva "uma estreia auspiciosa" na primeira incursão internacional de um evento nado e criado no Porto.

A EV escolheu o Rio por ser uma metrópole onde "ainda não há tradição de eventos relacionados como vinho", ao contrário do que já se verifica em São Paulo. Acresce que o Rio de Janeiro vai receber o próximo Mundial de futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016.

Número recorde no Porto

"Cerca de 23.000 pessoas, 17% das quais estrangeiras", visitaram a Essência do Vinho que chegou este domingo ao fim no Porto, o que é um "número recorde", informa ainda a organização.

A EV refere que preparou uma "edição especial" comemorativa dos 10 anos do evento e que o programa foi "o melhor de sempre". Houve "3.000 vinhos em prova", participaram 350 produtores nacionais e estrangeiros e o público teve ao seu dispor cerca de 20 provas.

"O público percebeu o grande esforço que empreendemos nesta edição e compensou-nos com esta elevada adesão", considera ainda Nuno Botelho.

O director da EV conclui que, "nestes últimos 10 anos, o sector do vinho é unânime em valorizar o contributo do evento Essência do Vinho - Porto enquanto ferramenta estratégica de comunicação, em particular junto dos consumidores e dos líderes de opinião".

 

Fonte: Porto 24 / Lusa