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Apoios comunitários alavancam investimentos em promoção de vinhos portugueses fora da União Europeia
A carteira de projetos gerida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) já permitiu realizar investimentos de 41,6 milhões € para promover os vinhos portugueses em mercados fora da U.E.

O balanço mais recente do IVV revela que entre 2009 e 2012 os investimentos em diversos mercados, com destaque para Estados Unidos, Angola, Brasil, Canadá, China, Suíça e Rússia, atingiram o valor de 41,6 milhões €, cofinanciados em 50% por fundos comunitários.

Os investimentos foram realizados por empresas privadas e organizações do sector do vinho, e a análise do IVV conclui que a carteira de projetos é maioritariamente constituída por empresas (86% do total de 186 projetos aprovados) que também representam a maior fatia do investimento aprovado (68%).

Destinado a promover a qualidade dos vinhos nacionais e aumentar a competitividade do sector do vinho, o IVV realça que 1 em cada 3 projetos apresentados pelas empresas refere-se a investimentos até 100 mil euros, configurando assim a crescente dinâmica exportadora das PME do setor do vinho.

Em 2008 as exportações portuguesas de vinho atingiram 597 milhões € e volvidos 3 anos chegaram a 675 milhões € em 2011. Até Outubro de 2012 as exportações portuguesas de vinho aumentaram 7,3% situando o valor em 562 milhões €.

Para Frederico Falcão, presidente do IVV, "estes apoios têm sido vitais para aumentar a exportação de vinho e internacionalizar as empresas do sector, focando a atividade exportadora para os mercados fora da Comunidade que, de acordo com os dados até Outubro 2012, já representam 43% do valor das exportações totais de vinho, quando no mesmo período de 2011 era de 41,1%".

Para o futuro, Frederico Falcão assinala que "o IVV ambiciona mais atividade exportadora das empresas do sector e maior utilização dos apoios à promoção, sendo desejável que esta carteira de projetos permita que em 2013 e 2014 o investimento seja de 30 milhões de euros".

 

Fonte: Rostos