A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Tejo pretende fechar este ano com 50% da produção exportada. José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo, revelou ao Diário Económico que essa é uma das metas traçadas para este ano, depois de em 2012 o volume de exportações dos vinhos do Tejo já ter chegado a cerca de 45% do total da produção.
"Após um ano de 2011 com um crescimento de 27%, apesar da conjuntura económica desfavorável, a CVR Tejo registou em 2012 um resultado positivo, ao certificar aproximadamente 12 milhões de litros, o que representa um crescimento de 0,89% face a 2011", relembra um documento oficial da comissão vitivinícola presidida por José Pinto Gaspar. No ano passado, as expedições de vinhos do Tejo para a União Europeia (UE) cresceram 3,4%, para 2,7 milhões de litros, enquanto as exportações para o resto do mundo subiram 3,3%, para 2,4 milhões de litros.
Na exportação por mercados, a Alemanha cresceu 904% e os Estados Unidos 119% face a 2011, enquanto a Suíça aumentou as importações de vinhos do Tejo em 115%. Também a China (mais 56%), a Rússia (38%) e o
Canadá (20%) foram mercados em destaque no ano passado no que respeita a destinos externos para vender vinhos do Tejo.
Ações de promoção em 12 mercados externos
"O ano de 2012 representou um imenso desafio e cedo tivemos consciência que teríamos que nos desafiar para fazer mais e melhor, para que os produtores nossos associados pudessem sobreviver e prosperar mesmo com um ambiente económico tão adverso", destaca José Pinto Gaspar.
Para este ano, o presidente da CVR Tejo definiu 12 países-alvo para promover os vinhos da região: Brasil, Estados Unidos, China, Rússia, Angola, Moçambique, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Polónia e Alemanha.
Alguns deles, como a Suécia, Angola, Reino Unido, Brasil e China, são já os principais mercados exportadores para os vinhos do Tejo.
Cinco mercados externos vão ser trabalhados pela primeira vez pela CVR Tejo: Estónia, Noruega, Finlândia, Alemanha e Moçambique. "Este ano, temos um plano ambicioso, na verdade o mais ambicioso de sempre, não apenas ao nível do investimento, que é o mais elevado de sempre, mas também com a dinamização de ações de promoção e marketing arrojadas a nível nacional e no alargamento do mercado externo", defende José Pinto Gaspar.
Fonte: Diário Económico / Nuno Miguel Silva
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