Para o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, a presença na Prowein 2013 é fundamental "para apoiar o crescimento sustentado nas exportações de um dos setores que é uma importante alavanca da economia portuguesa: o setor vitivinícola".
De facto, os números de 2012 mostram que mesmo em período de grandes restrições económicas, as vendas globais dos vinhos da Região Demarcada do Douro em 2012, cresceram, não só em quantidade como em preço médio. Acresce o facto da Alemanha representar um dos maiores importadores mundiais de vinhos e dos maiores mercados consumidores de vinho.
Durante três dias, no stand do IVDP vão estar em prova os melhores vinhos do Porto e do Douro naquela que é considerada uma das maiores e mais importantes feiras profissionais de vinhos do mundo - a Prowein, em Dusseldorf. A presença do IVDP regista um aumento na participação de pequenos produtores e empresários que procuram expandir o seu negócio para o panorama internacional e conquistar investidores estrangeiros. Com provas comentadas diariamente, o objetivo é, mais do que mostrar o melhor dos vinhos do Porto e do Douro, proporcionar contactos especializados com profissionais que procuram o certame para desenvolver novas oportunidades de negócio.
A participação na Prowein tem vindo a ser consolidada como uma opção estratégica do IVDP no Plano de Promoção e Internacionalização. Manuel Cabral espera que, do certame resultem "verdadeiras oportunidades de negócio capazes de consolidar planos de internacionalização e lançar os produtores e as empresas da Região Demarcada do Douro na rota dos maiores compradores de vinho a nível mundial".
Embaixador dos Vinhos do Douro e Porto em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional. A missão fundamental do IVDP é promover o os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense à escala global.
Apostar na formação, na comunicação digital e na concentração de países alvo são as três inovações do Plano de Promoção e Internacionalização (PPI) que o IVDP apresenta para 2013. O documento segue a lógica de ação instituída no ano anterior: mantém uma visão de trabalho a três anos, reorienta a ação para o território, reforça a aproximação institucional à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e às embaixadas e mantém a ligação ao conceito Wines of Portugal em iniciativas suas.
Fonte: Notícias de Vila Real
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30