Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Tejo querem aumentar exportações para o Brasil em 50%
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) quer aumentar em 50% as exportações para o Brasil, elevando-as dos atuais 3,8% para perto de 7% do vinho total exportado pela região, disse à Lusa fonte daquele organismo.

Segundo o presidente da CVR Tejo, José Pinto Gaspar, o objetivo é "reforçar" a presença da região naquele país, garantindo, até 2014, "a presença de 20 produtores".

Em 2012, a região do Tejo exportou 262.200 garrafas para o Brasil, equivalentes a aproximadamente 197 mil litros.

Neste âmbito, desde o início do ano que aquela comissão vitivinícola tem no terreno "a maior ação de sempre no Brasil".

Até final do ano, a CVR do Tejo propõe-se "dar a conhecer os seus vinhos nas principais cidades brasileiras", de São Paulo a Belo Horizonte, Salvador da Baía, Rio de Janeiro e Fortaleza, entre outras.

No total, a "Caravana dos 'Vinhos do Tejo'" contará com mais de 25 eventos, envolvendo 20 produtores da região, que participarão em ações diferenciadas como cursos profissionais para 'sommeliers', encontros com importadores e exportadores, enófilos e jornalistas, jantares temáticos, concursos na restauração de São Paulo e visitas aos produtores do Tejo.

Na agenda da "caravana" -- organizada em parceria com a Wine Senses -- constam ainda cidades como Curitiba, Florianópolis, Cuiaba, Campinas, Campos do Jordão, Recife e Manaus, sendo que, dos 25 eventos previstos, 20 serão ações educativas e cinco serão jantares vínicos.

"Em janeiro estivemos em São Paulo, em fevereiro em Belo Horizonte e em março fizemos seis cursos e três jantares temáticos em restaurantes no Rio, Salvador e Fortaleza onde são elaboradas cartas de vinhos, exclusivamente com vinhos do Tejo", explica José Santanita, parceiro do projecto.

 

 

Fonte: Dinheiro Vivo