O Brasil continua a ser um dos mais importantes mercados para o vinho do Porto e objecto de particular atenção do Plano de Promoção e Internacionalização do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) para 2013. Este mercado representou, em 2012, um volume de 4 milhões de euros. De 24 de Abril a 3 de Maio, o IVDP enceta uma série de iniciativas nas principais cidades brasileiras - São Paulo (em colaboração com a Confraria do Vinho do Porto), Rio de Janeiro e Campinas, com o intuito de captar novos consumidores e impulsionar novas formas de consumo. O Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, acredita que o Brasil é um mercado "em expansão e em mudança, que começa a apreciar o vinho do Porto em momentos de consumo mais variados, o que justifica o empenho do Instituto neste mercado". Para Manuel Cabral, quer as provas de harmonização, como as cerimónias de entronização ou os seminários "ajudam a criar uma posição e uma imagem de prestígio no país e pretendem, essencialmente, posicionar o vinho do Porto como um produto de eleição".
A presença nos certames Expovinis, em São Paulo, e Essência Brasil, no Rio de Janeiro, são dois dos momentos altos deste périplo por Terras de Vera Cruz, onde o Instituto vai mostrar os melhores vinhos da Região Demarcada do Douro e desafiar a harmonizações com outros sabores, como o chocolate. As provas, dirigidas a enólogos e profissionais, pretendem captar novos públicos e compradores para os vinhos do Porto e do Douro.
Para o Rio de Janeiro está ainda marcada a cerimónia de entronização de novos e ilustres confrades do vinho do Porto, entre eles o Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles e o Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello.
Fonte: Agroportal
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30