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IVDP aposta no Brasil para aumentar vendas
Mercado brasileiro representa cerca de 4 milhões de euros anuais

O Brasil continua a ser um dos mais importantes mercados para o vinho do Porto e objecto de particular atenção do Plano de Promoção e Internacionalização do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) para 2013. Este mercado representou, em 2012, um volume de 4 milhões de euros. De 24 de Abril a 3 de Maio, o IVDP enceta uma série de iniciativas nas principais cidades brasileiras - São Paulo (em colaboração com a Confraria do Vinho do Porto), Rio de Janeiro e Campinas, com o intuito de captar novos consumidores e impulsionar novas formas de consumo. O Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, acredita que o Brasil é um mercado "em expansão e em mudança, que começa a apreciar o vinho do Porto em momentos de consumo mais variados, o que justifica o empenho do Instituto neste mercado". Para Manuel Cabral, quer as provas de harmonização, como as cerimónias de entronização ou os seminários "ajudam a criar uma posição e uma imagem de prestígio no país e pretendem, essencialmente, posicionar o vinho do Porto como um produto de eleição".

A presença nos certames Expovinis, em São Paulo, e Essência Brasil, no Rio de Janeiro, são dois dos momentos altos deste périplo por Terras de Vera Cruz, onde o Instituto vai mostrar os melhores vinhos da Região Demarcada do Douro e desafiar a harmonizações com outros sabores, como o chocolate. As provas, dirigidas a enólogos e profissionais, pretendem captar novos públicos e compradores para os vinhos do Porto e do Douro.

Para o Rio de Janeiro está ainda marcada a cerimónia de entronização de novos e ilustres confrades do vinho do Porto, entre eles o Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles e o Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello.

 

Fonte: Agroportal