Constituída em 2007 por 18 municípios, a AMPV tem atualmente 75 municípios associados, de todas as regiões do país. O percurso da associação tem sido "muito positivo", na opinião do seu secretário-geral, José Arruda, que recordou nesta sessão as iniciativas que mais têm marcado a atividade da AMPV.
"A AMPV tem procurado promover iniciativas que façam com que os municípios possam estar na linha da frente da promoção dos vinhos e dos territórios, tem sido seis anos de atividade intensa", frisou, dando como exemplos a criação da Cidade do Vinho, do Dia Europeu do Enoturismo e do Dia do Vinho, o trabalho realizado no âmbito das Rotas do Vinho, as redes de parcerias estabelecidas com entidades nacionais e internacionais e, mais recentemente, os fóruns regionais que vão culminar na realização do Congresso Nacional "O Vinho e Mundo Rural", em junho, na Feira Nacional de Agricultura.
Marcaram também presença nesta sessão comemorativa do 6.º aniversário da AMPV Manuel Coutinho, presidente da Assembleia Intermunicipal da AMPV, Bernardo Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, e Pedro Gil, vereador da Câmara Municipal do Cartaxo.
Instituto da Vinha e do Vinho recebe Prémio Entidade 2012
A AMPV decidiu desta vez distinguir o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), com o prémio Entidade do Vinho 2012.
O Instituto da Vinha e do Vinho foi criado em 1986, sucedendo à Junta Nacional do Vinho, e a sua criação teve como principal objetivo adequar a organização corporativa ainda existente aos princípios e regras próprias da Organização Comum do Mercado (OCM).
Desde a sua criação, o Instituto tem sido objeto de várias alterações e reestruturações orgânicas, visando adequar a sua atuação à reforma institucional do setor vitivinícola e às mudanças de paradigmas económicos.
Atualmente a missão do IVV consiste em coordenar e controlar a organização institucional do setor vitivinícola, auditar o sistema de certificação de qualidade, acompanhar a política da União Europeia e preparar as regras para a sua aplicação, bem como participar na coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas e assegurar o funcionamento da Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho.
Desenvolve ainda atividade na participação e acompanhamento de processos relativos ao setor vitivinícola, desenvolve ações tendentes à melhoria da qualidade dos produtos vitivinícolas, ao reforço da competitividade e internacionalização e ao desenvolvimento sustentável do setor vitivinícola, coordena e gere o Sistema Nacional Integrado de Informação da Vinha e do Vinho, atua na cobrança de taxas e define e coordena a aplicação de medidas de gestão do património vitícola nacional e da sua valorização.
Prémio Personalidade do Vinho entregue a Manuel Novaes Cabral
Manuel Novaes Cabral é atualmente presidente do Instituto dos Vinhos Douro e Porto (IVDP) e foi a personalidade distinguida este ano com o Prémio Prestígio da AMPV.
Manuel Novaes Cabral é licenciado em Direito, Pós-graduado em Estudos Europeus (dominante Económica), pela Universidade Católica Portuguesa, e Auditor do Instituto de Defesa Nacional (CDN-94).
Foi Diretor Municipal da Presidência da Câmara Municipal do Porto (2003-2011), Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação do XV Governo Constitucional (2002-03) e ainda Secretário-Geral da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas, Bordéus (1998-2001). É desde 2003 o representante da Câmara do Porto da Rede das Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network).
É ainda autor da obra "Aspectos da Política Vitivinícola das Regiões Europeias" e em 2012 assumiu a presidência do IVDP, tendo-lhe imprimido uma liderança dinâmica na promoção dos vinhos do Porto e Douro.
Fonte: Local.pt / Virginia Galvan
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30