Início\ Informação \ Notícias
Winesave, para proteger o seu vinho já aberto
Chegou a Portugal o Winesave, a solução para preservar vinho, um sistema que pretende manter o vinho em condições durante semanas depois de aberto.

O Winesave utiliza árgon sob pressão, um gás puro, inerte e inodoro, mais pesado do que o ar que ao ser vertido na garrafa forma uma barreira impenetrável que protege o vinho, mantendo as características complexas de cor, gosto e aroma.

O Winesave foi criado em 2009 por Daryl Davies, um piloto comercial e foi lançado inicialmente na Austrália. Acessível e fácil de usar, o Winesave não é mais do que uma garrafa de gás com um tubo que se introduz na garrafa de vinho depois de aberta. Depois basta pressionar durante cerca de 1 segundo e fecha-se de novo a garrafa com a rolha. Posteriormente a garrafa deverá ser guardada num local seguro onde possa estar imobilizada na vertical de forma a que o gás não interaja com o oxigénio presente dentro da garrafa.

Isto implica que, por exemplo, no caso do vinho branco, o seu frigorifico tenha espaço para colocar uma garrafa de vinho na vertical; a porta não conta porque a garrafa tem que estar imóvel para que a camada de gás que se forma sobre o vinho não se desloque e deixe entrar ar... A mesma garrafa de vinho pode ser utilizada várias vezes com este sistema e cada garrafa de Winesave tem uma durabilidadde de cerca de 50 utilizações. Para alguém que consuma diariamente meia garrafa de vinho, uma botija de Winesave dura para cerca de um mês.

O winesave está disponível em Portugal através da garrafeira Vinharia (Lisboa) e tem um custo de 32€. Pode encomendar directamente por e-mail (geral@vinharia.pt) ou telefone (218884358),pagando através de transferência, contra-reembolso ou multibanco.

 

 

Fonte: Revista de Vinhos