Início\ Informação \ Notícias
Amorim revoluciona mundo das rolhas
Já basta usar o polegar para tirar a rolha da garrafa. Helix é o nome da rolha do futuro, criada pela Corticeira Amorim e pela O-I.

A partir de agora basta usar o polegar para fazer a rolha de cortiça saltar de uma garrafa de vinho. A Helix, a solução inovadora criada pela Corticeira Amorim e pela norte-americana O-I, hoje apresentada ao mercado na Vinexpo, a maior feira de vinhos do mundo, promete revolucionar o mundo das rolhas e das embalagens de vidro combinando uma rolha de cortiça ergonomicamente desenvolvida e uma garrafa de vidro com uma rosca interior no gargalo.

Tudo isto, sem perder a sonoridade característica associada à abertura de uma garrafa de vinho.

Para garantir a performance desta solução técnica e a possibilidade da sua utilização sem grandes investimentos por parte das caves produtoras de vinhos, as duas empresas trabalharam em parceria durante quatro anos.

Sem divulgar o investimento em causa, a Corticeira Amorim admite que o projeto  absorveu "parte substancial" da verba de cinco a seis milhões de euros canalizada anualmente para a sua área de investigação e  desenvolvimento.

Destinada a vinhos de consumo rápido, com preços de venda ao público entre os cinco e os dez euros, a Hélix foi testada por uma dezena de caves de três países com boa recetividade, diz a Corticeira.

No mercado em 2014

A nova rolha feita em microaglomerado de cortiça, nas garrafas à venda no mercado a partir de 2014, é produzida na unidade de rolhas da Corticeira Amorim e é, também, facilmente colocada de novo na garrafa, com garantia de conservar o vinho nas condições apropriadas, com consistência de cor, aroma e sabor, para as utilizações seguintes. As duas empresas apresentam a Helix como uma solução que "agrega todos os benefícios da cortiça e do vidro - qualidade, sustentabilidade, e imagem premium - a que se juntam, agora, mais valias de uma abertura simples e fácil reinserção da rolha".

"Helix vai ao encontro da crescente exigência de sustentabilidade de qualidade por parte dos consumidores, respondendo, simultaneamente às necessidades da indústria vinícola que, cada vez mais, faz uma gestão criteriosa do valor das suas marcas", afirma António Rios Amorim, presidente da Corticeira, em comunicada.

"O futuro da inovação passa pelo estabelecimento de parcerias e a Helix é um exemplo concreto do que pode ser alcançado quando se juntam os lideres mundiais de embalagem de vidro e de cortiça, satisfazendo tanto os consumidores como a fileira do vinho", refere Eric Bouts, presidente da O-I Europa.

Sem avançar números sobre o valor potencial deste negócio, a Corticeira adianta que o segmento de vinhos de alta rotação movimenta cinco mil milhões de garrafas no mundo.

Nesta parceria, a Corticeira Amorim, líder mundial na transformação de produtos de cortiça, com vendas de 500 milhões de euros em 103 países, juntou-se a Owens-Illinois, a maior produtora de embalagens de vidro do mundo, com 79 fábricas e 21 países e 22.500 funcionários.

 

Fonte: Expresso