Início\ Informação \ Notícias
Wine Mosaic quer preservar castas originais
A Wine Mosaic foi fundada por Jean-Luc Etievent e Arnaud Daphy. Este novo projecto visa preservar, proteger e promover castas originais do Mediterrâneo e será apresentado num simpósio que vai decorrer no Porto nos próximos dias 6 e 7 de Julho.

Cerca de 80% do vinho bebido a nível mundial é originário de 20 castas. Contudo, existem no mundo mais de 1.400 castas diferentes, muitas delas ainda por explorar a fundo. "É uma pena usarmos tão poucas castas para fazer vinho", declara um dos fundadores do projecto Wine Mosaic, Jean-Luc Etievent. Ele e Arnaud Daphy vão fazer o lançamento do projecto num simpósio do Porto que tem como objectivo principal o desenvolvimento de medidas práticas para assegurar a preservação, aumentar a qualidade da produção, bem como sensibilizar para o consumo de vinhos feitos a partir dessas castas.

Esta campanha vai tentar criar uma rede de produtores de vinho, enólogos, pesquisadores, jornalistas, distribuidores e sommeliers de forma a ajudá-los a encontrar as ferramentas e assistência necessária para fazer, vender e promover os vinhos feitos a partir de castas históricas ou tradicionais que se encontrem em perigo.

O simpósio é o primeiro de vários eventos: a outra actividade planeada para 2013 será na European Wine Blogger's Conference, na Rioja, e promoção na feira Vinisud, em Montpellier, em Fevereiro de 2014.

Para mais informações sobre a Wine Mosaic consulte o site oficial: http://www.winemosaic.org/

 

Fonte: Revista de Vinhos