Início\ Informação \ Notícias
Sete Medalhas de Ouro no Concurso Internacional de Vinhos Alvarinho
A sub-região de Monção e Melgaço e a região espanhola das Rias Baixas obtiveram larga margem de medalhados na 2ª edição do “ALVARINHO INTERNATIONAL WINE CHALLENGE”, concurso internacional de vinhos da casta Alvarinho, que decorreu Sexta-Feira e Sábado, no Solar do Vinho Alvarinho, em Melgaço.

Sete vinhos obtiveram medalhas de ouro. Do lado português, realce para o Castrus de Melgaço 2012 (Quintas de Melgaço, sub-região Monção e Melgaço), Soalheiro Reserva 2011 (Vinus Soalheiro, sub-região Monção e Melgaço) e Quinta de Gomariz Alvarinho 2012 (Quinta de Gomariz, Regional Minho). Do lado galego, ouro também para o Alvinte 2012 (Pontecabaleiros, Rias Baixas), Aravo 2012 (Beira Aral, Rias Baixas), Nora 2012 (Bodegas Viña Nora, Rias Baixas) e Señorio de Rubios 2012 (Bodegas Coto Redondo, Rias Baixas).

Na cerimónia de anúncio de premiados, que decorreu ao final da tarde de Sábado, no Hotel Monte Prado & Spa, em Melgaço, num total de 28 vinhos premiados houve também nove medalhas de prata e 12 de bronze.

Os vinhos em competição foram avaliados por um júri internacional, que incluiu conceituados jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers de diferentes nacionalidades, tais como a britânica Susan Hulme (Master of Wine e wine educator), o suíço Thomas Vaterlaus (editor-chefe da edição helvética da revista "Vinum"), o alemão Peer Holm (sommelier), o brasileiro Alexandre Lalas (jornalista e crítico de vinhos), os espanhóis Luis Paadín (sommelier), Margarita Lozano (editora das revistas "La Etiqueta" e "Summilleres", colunista do diário "Granada Hoy") e Antonio Palacios Muro (enólogo, delegado OIV), e os portugueses Rui Falcão (jornalista e crítico de vinhos da revista "WINE - A Essência do Vinho"), Manuel Moreira (sommelier e colaborador da revista "WINE - A Essência do Vinho") e Duarte Costa Pereira (enólogo e formador de vinhos).

Esta 2ª edição do "ALVARINHO INTERNACIONAL WINE CHALLENGE" foi uma organização da Câmara Municipal de Melgaço, com produção da EV-Essência do Vinho e o Alto Patrocínio da OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho.