Início\ Informação \ Notícias
Itinerário cultural promove património de Vidigueira
Os turistas vão poder "desvendar" o património do concelho alentejano de Vidigueira associado à cultura do vinho, através de um itinerário cultural, que inclui atividades como a participação em vindimas, passeios por vinhas e provas de vinhos.

O itinerário "Da Vinha de S. Cucufate" foi criado pela autarquia no âmbito da iniciativa "Vidigueira Cidade do Vinho 2013" e vai integrar a rede de itinerários "Os Caminhos de Vinha na Europa", da Associação Internacional Iter Vitis, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Manuel Narra.

Através do itinerário, explicou, a autarquia quer promover "as potencialidades das riquezas históricas e patrimoniais" de Vidigueira associadas à cultura da vinha e à produção de vinho e, desta forma, "potenciar" o enoturismo e "atrair" turistas" ao concelho para as visitar e conhecer.

Além das "riquezas" associadas ao "mundo do vinho", o itinerário, a partir das ruínas romanas de S. Cucufate, consideradas um dos grandes atrativos turísticos de Vidigueira, agrega outras potencialidades do concelho, como o património natural e arquitetónico, a gastronomia e o azeite, disse o autarca.

Segundo Manuel Narra, o itinerário cultural, gerido pela autarquia e que inclui várias propostas de programas de atividades "à medida do cliente", apresenta-se como uma "sugestão para passar um dia" no concelho de Vidigueira, "desvendando a cultura e a tradição das gentes" locais.

Participação em vindimas, passeios pedestres por vinhas, oficinas de iniciação à prova de vinhos, visitas guiadas a monumentos, ao museu municipal e a adegas típicas e refeições em restaurantes tradicionais são algumas das atividades dos programas propostos.

 

Fonte: DN / Lusa