Início\ Informação \ Notícias
Feira do Alvarinho de Monção consagra-se como uma das mais importantes do país no sector vinicola
Edição deste ano superou todas as expectativas em relação à afluência de público como ao volume de negócios. Pelo recinto da feira, terão passado entre 60 a 70 mil pessoas e o número de garrafas vendidas aproximou-se das 15 mil unidades.

A Feira do Alvarinho, que decorreu no campo da feira no passado fim de semana, foi um enorme sucesso. Nos três dias, a organização apontava para uma afluência a rondar as 50 mil pessoas, contudo, esse número foi ultrapassado, estimando-se que tenham passado pelo recinto da feira entre 60 a 70 mil pessoas.

Muita gente veio dos concelhos vizinhos, tanto portugueses como galegos, mas também de localidades portuguesas como Braga, Porto, Évora, Aveiro ou Bragança. A Feira do Alvarinho esteve igualmente na agenda de muitos profissionais do sector que aproveitaram o certame para encetarem contatos negociais.

Este acréscimo de pessoas em relação às últimas edições, notou-se também no volume de vendas. Ainda sem dados oficiais, verificou-se um aumento significativo de garrafas vendidas (consumidas no local ou levadas para casa), cujo número final deverá aproximar-se das 15 mil garrafas.

Quem também ganhou com estes três dias de festa e promoção do vinho Alvarinho foi o sector da restauração. As unidades hoteleiras estiveram com lotação esgotada durante todo o fim de semana e os restaurantes/cafés encheram-se com locais e visitantes.

A feira, que apresentou um programa virado para a promoção do vinho e para a animação popular com grupos tradicionais e DJ`s conhecidos como Fernando Alvim, revelou-se igualmente bem sucedida ao nível da logística, higiene e segurança, pautando-se por elevados índices organizativos.

Devido às altas temperaturas verificadas durante todo o fim de semana, a organização colocou a possibilidade de cancelamento do festival de folclore realizado no domingo à tarde, contudo, a vontade dos oito grupos em mostrarem-se na feira "falou mais alto" e o festival acabou por realizar-se.

Realizada, pela primeira vez, no requalificado campo da feira, a Feira do Alvarinho contou com um total de 122 expositores dispersos por uma área coberta e outra descoberta. No espaço coberto, tenda gigante de 95 por 20 metros, estiveram os produtores de vinho Alvarinho (24), tasquinhas/ranchos (16) e fumeiros/doçaria (4)

Na área descoberta, marcaram presença 78 expositores entre artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas, organização e patrocinadores oficiais. Todos os expositores receberam uma lembrança alusiva ao certame da autoria de Patrícia Oliveira.

 

Fonte: Local.pt