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Cada português consome 42 litros de vinho por ano
Uma análise da Comissão Vitivinícola de Lisboa (CVR Lisboa) revelou que os tintos são os eleitos da população portuguesa e ainda que o consumo de vinho per capita, em Portugal, é actualmente de 42 litros por ano.

Uma análise da Comissão Vitivinícola de Lisboa (CVR  Lisboa) revelou que os tintos são os eleitos da população portuguesa e ainda que o consumo de vinho per capita, em Portugal, é actualmente de 42 litros por ano, números que têm vindo a baixar devido a factores como a crise financeira, a introdução de leis relativas à alcoolemia, a mudança radical no estilo de vida dos portugueses e, até mesmo, à própria dieta mediterrânica. «No início da década de 90, o consumo em Portugal era de 65 litros por pessoa e, em 2005, essa medida caiu para os 45, o que significa que passados 8 anos o consumo per capita teve uma diminuição de apenas 3 litros, tendência que está prestes a estabilizar», explica Vasco d'Avillez, presidente da CVR Lisboa.  

A CVR Lisboa sublinha ainda que os mercados externos com maior consumo per capita são França, Espanha, Itália e Portugal, sendo que a Alemanha é um dos países que não ocupa posições tão elevadas neste ranking, pelos seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas.

A CVR Lisboa está presente em todos estes mercados e revela que, em relação aos primeiros quatro países referidos, os consumos de vinho per capita são muito semelhantes, assim como os hábitos de consumo, onde o vinho serve de aperitivo ou acompanhamento à refeição, ao contrário da Alemanha onde esta bebida é servida como digestivo. Vasco d'Avillez considera que, apesar da crise ter alterado os elementos no mercado nacional, as exportações excedem o esperado, pelo que equilibram o conjunto e dão força ao mercado do vinho.

Apesar dos valores de consumo interno de vinho terem vindo a baixar, de forma proeminente ao longo dos anos, este mercado tem atingido valores de vendas nunca antes vistos, devido à exportação que, em 2012, ultrapassou os valores de 700 milhões de euros. O mercado do vinho em Portugal vale mais de mil milhões de euros, dos quais apenas cerca de 300 milhões são para consumo interno, revela a mesma análise. Ainda assim, segundo um relatório do INE (ABR/2013), o único sector económico em que Portugal excedentário é o do vinho, onde o seu nível de auto-suficiência é superior a 100%.

Em 2003 e 2004, Michael Porter esteve em Portugal a fazer um estudo sobre o mercado de vinho, onde previu que, em 2012, este mercado teria os valores que tem actualmente, isto é, mil milhões de euros. «A margem de erro de Porter foi de cerca de 100 milhões de euros, visto que a sua previsão era de que, em 2012, o mercado interno atingisse o valor de 400 milhões e o externo de 600 milhões de euros», concluiu o presidente da CVR Lisboa.      

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Mendes