Início\ Informação \ Notícias
Palmela é anfitriã da entrega de prémios do concurso internacional de vinhos «La Selezione del Sindaco»
Total de 19 prémios para a Península de Setúbal

Hoje, dia 16 de julho, terça-feira, a Pousada de Palmela é palco da cerimónia de entrega de prémios do XII Concurso Internacional de Vinhos "La Selezione del Sindaco", numa organização da Câmara Municipal de Palmela com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.
A valorização da cultura vitivinícola local, regional e nacional, no contexto do mercado global do setor, é um dos principais objetivos da iniciativa onde, uma vez mais, a qualidade dos vinhos portugueses esteve em destaque, com resultados assinaláveis.

Palmela voltou a ser o município português mais premiado, com 11 medalhas (3 de Ouro e 8 de Prata), no Concurso que decorreu em Castelfranco Veneto, Itália, no início de junho. Também a região está de parabéns, com um total de 19 prémios para a Península de Setúbal, que foi a mais premiada em Itália, seguida do Dão e de Lisboa.
Os produtores e os vinte municípios portugueses premiados neste certame - o único que alia empresas vinícolas e os municípios de origem - estarão em Palmela para receber as 54 medalhas obtidas, entre 114 vinhos a concurso, que representam o melhor resultado de sempre para Portugal.
A receção às entidades terá início às 17h30, com a entrega de prémios, momentos de animação e uma prova dos vinhos premiados.

Palmela voltou a ser o município português mais medalhado no concurso internacional de vinhos «La Selezione del Sindaco»
. Total de 19 prémios para a Península de Setúbal

À semelhança de 2012, Palmela voltou a ser o Município português mais premiado no XII Concurso Internacional de Vinhos "La Selezione del Sindaco", que decorreu em Castelfranco Veneto, Itália, entre 30 de maio e 2 de junho.
O Município recebeu 11 Medalhas (3 de Ouro e 8 de Prata), num total de 19 prémios para a Península de Setúbal, que se sagrou, também, como a região mais premiada em Itália, seguida do Dão e de Lisboa.

A Casa Ermelinda Freitas foi a adega mais premiada, com cinco medalhas (duas de ouro e três de prata), seguida da Adega Cooperativa de Palmela, com três medalhas de prata. A Sivipa conquistou duas medalhas (uma de ouro e uma de prata), e a Venâncio da Costa Lima trouxe uma medalha de prata.
Portugal obteve, também, o melhor resultado de sempre no certame, ao arrecadar 54 medalhas (43 em 2012) entre 114 vinhos a concurso, em representação de 20 municípios.

O concurso "La Selezione del Sindaco" - que contou, este ano, com a participação de 1.197 vinhos europeus - é promovido, anualmente, pela RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho e a "Associazione Nazionale delle Città del Vino, com o apoio da AMPV e dos organismos e entidades nacionais e internacionais que trabalham para valorizar economicamente os territórios das Cidades do Vinho e das respetivas produções vinícolas de qualidade. Trata-se do único certame em que os vinhos estão associados aos Municípios de origem.

Lista premiados Palmela:

Ouro

Sivipa | Moscatel 10 anos (2002)
Casa Ermelinda Freitas | Moscatel de Setúbal Superior (2003)
Casa Ermelinda Freitas | Merlot (2011)

Prata

Adega Cooperativa de Palmela | Vale de Barris Syrah (2011)
Adega Cooperativa de Palmela | Vale dos Barris Moscatel (2012)
Casa Ermelinda Freitas | Petit Verdot (2011)
Venâncio da Costa Lima | Moscatel de Setúbal (2007)
Casa Ermelinda Freitas | Touriga Nacional (2011)
Casa Ermelinda Freitas | Syrah (2011)
Sivipa | Serra Mãe Reserva Tinto (2009)
Adega Cooperativa de Palmela | Adega de Palmela Branco (2012)

 

Fonte: Rostos.pt