Início\ Informação \ Notícias
Vinho tinto combate as células de gordura
Um componente encontrado no vinho tinto, de estrutura similar à do resveratrol, pode ajudar a bloquear o crescimento e desenvolvimento das células de gordura.

Um componente encontrado no vinho tinto, de estrutura similar à do resveratrol, pode ajudar a bloquear o crescimento e desenvolvimento das células de gordura, tornando-se um método potencial para o combate da obesidade, diz um estudo da Universidade de Purdue. Kee-Hong Kim, um dos professores que participou do projecto, explicou o funcionamento do composto, chamado Piceatanol. «Efectivamente, o piceatanol altera a expressão dos genes, suas funções e a acção da insulina durante a adipogenese (processo que transforma as células jovens de gordura em células maduras). Em sua presença, há atraso ou inibição completa desse processo».

«Essas células percussoras, mesmo que não se tenham acumulado de lipídios, têm potencial para se tornarem células de gordura», afirma Kim. Para que o estudo se torne efectivo, a equipe irá testar o piceatanol no modelo animal de obesidade. «Precisamos trabalhar na melhora da estabilidade e solubilidade do componente, para criar um efeito biológico», finaliza o professor.

 

Fonte: Maria João de Almeida / Elisabete Mendes