Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil recuperam em maio
De janeiro a maio Portugal vendeu 1,57 milhões de euros de vinho do Porto para o Brasil, com uma descida homóloga de 4,6%, desagravando a queda de 12% que tinha sido registrada até abril.

As exportações portuguesas de vinho do Porto para o Brasil apresentaram em maio uma recuperação face à queda registada nos primeiros quadro meses do ano, de acordo com os números mais recentes do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

No primeiro quadrimestre do ano as exportações de vinho do Porto para o Brasil somaram 1,13 milhões de euros, valor que representou uma queda de 12% face ao mesmo período de 2012. Mas no período acumulado de janeiro a maio a queda em termos homólogos foi menos acentuada, na ordem de 4,6%, com as vendas para o mercado brasileiro a ascenderem a 1,57 milhões de euros.

Apesar da recuperação de maio, que desagravou a tendência negativa dos meses anteriores, o Brasil permaneceu de fora do grupo de dez maiores mercados de vinho do Porto, continuando como 11º maior comprador, responsável por 1,3% das vendas globais de vinho do Porto.

De janeiro a maio as vendas totais de vinho do Porto subiram 2,8%, para 115,7 milhões de euros. Até abril o crescimento era maior, cifrando-se em 5,2%.

Nos primeiros cinco meses de 2013 o maior mercado mundial de vinho do Porto foi França, para onde foram exportados 30,8 milhões de euros. O segundo maior destino foi a Holanda (15,7 milhões de euros), seguida de Portugal (14,6 milhões).

A lista de maiores mercados de vinho do Porto inclui ainda Bélgica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Espanha e Dinamarca, além do Brasil.

Até maio o mercado onde as vendas de vinho do Porto mais cresceram foi a Dinamarca (59%). A Nova Zelândia foi o que registou a maior quebra (51%), segundo o IVDP.

 

Fonte: Portugal Digital