De acordo com o Impact Databank, os envios de vinho engarrafado de Portugal para os EUA aumentaram em cerca de um terço desde 2006, subindo 3,4%, para 1 milhão de caixas no ano passado.
A Herdade do Esporão, produtor português do Alentejo, tem vindo a intensificar recentemente os seus esforços nos EUA. A empresa, cujos vinhos são importados pela Aidil Wines a Leste e pela Vinum Importing a Oeste - abriu 10 novos mercados dos Estados Unidos este ano e está agora presente em 40 estados. Em particular, a sua entrada na Califórnia e a colocação do seu vinho Monte Velho tinto (11 Dólares/garrafa.) na cadeia de supermercados Whole Foods têm ajudado a aumentar o volume nos EUA em 13% de Janeiro a Junho, diz o Director Comerciaç Diogo Melo e Castro. Além do Monte Velho, o portefólio da marca Esporão também inclui o Alandra (8 Dólares) e o Esporão Reserva (15 Dólares) e vende cerca de 60.000 caixas nos EUA anualmente.
"Portugal está a progredir de ser visto como uma região de vinho exótica para uma parte mais séria do mercado", diz Castro. "Queremos acelerar esse desenvolvimento. "Em anos anteriores, a Herdade do Esporão exportou cerca de um terço de sua produção de 1,3 milhões de caixas; agora, devido às dificuldades económicas de Portugal e a um maior foco nas exportações, a empresa envia cerca de dois terços da produção para o exterior.
A Sogrape, produtor líder português, também está a expandir rapidamente o seu negócio nos EUA, tanto através da sua própria companhia Evaton Inc. como através da Pernod Ricard USA, que comercializa os seus vinhos do Porto Sandeman. A Evaton, com sede no Connecticut, lida com as marcas da Sogrape Gazela, Mateus e Grão Vasco, de Portugal (o seu portfólio também inclui rótulos Sogrape não portugueses tais como Finca Flichman e marcas de agência como a Ramazzotti). Gazela, marca especializada em Vinho Verde a menos de 10 Dólares por garrafa, subiu 9%, para 95.000 caixas nos EUA no ano passado, e mais do que triplicou desde 2006.
"A marca Gazela está a desenvolver-se bem, e estamos convencidos de que vai continuar a crescer", diz Júlio Martins, Director de Marketing e Vendas Mercados Externos da Sogrape. "Achamos que a marca e o estilo leve do Vinho Verde se encaixam perfeitamente com o consumidor dos EUA." Do lado do Vinho do Porto, a Sogrape tem vindo a trabalhar com a Pernod para tornar a marca Sandeman mais premium e estender o seu alcance a novos públicos e ocasiões de consumo, como cocktails.
"Estamos a semear há anos e os vinhos portugueses estão agora a ver sinais positivos ao nível do consumidor", diz Martins. "É encorajador, mas ainda há mais trabalho a fazer."
Pode ver a notícia original em Shanken News Daily
Fonte: Viniportugal
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