Confirma-se a tendência de subida das exportações de vinho da região da Península de Setúbal?
As exportações de vinho da nossa região continuaram a crescer em 2013, na senda do que tem vindo a acontecer desde 2010 de forma acentuada. Esta sempre foi uma região com fortíssima vocação exportadora e à medida que os vinhos portugueses se vão afirmando nos principais mercados externos, esta região vai acompanhando esse percurso.
O mercado interno corre o risco de ser relegado para segundo plano?
O mercado nacional está em contração há um ano e meio, mas continua a ser o principal mercado para a esmagadora maioria dos produtores de vinhos portugueses. Não me parece que o devamos descurar porque é um mercado muito importante no presente e vai continuar a sê-lo no futuro.
A marca Portugal precisa de ganhar força no exterior?
A marca Portugal e os vinhos portugueses continuam a precisar de ganhar peso lá fora. Têm mais peso do que tinham há dez anos, é certo, mas os vinhos puxam mais por Portugal do que em alguns mercados o País puxa pelos vinhos. Precisamos claramente de ter mais financiamento e de dar prioridade à promoção dos vinhos portugueses, pois boa parte do investimento é feita com recursos do próprio sector e não com verbas públicas, como acontece noutros sectores.
Fonte: DN Economia
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