Início\ Informação \ Notícias
UE e China vão discutir diferendo na exportação de vinho
União Europeia e China vão reunir-se para discutir supostas práticas comerciais desleais chinesas na exportação de vinhos europeus, a maioria procedentes da França e de Espanha, anunciou ontem a Comissão Europeia (CE).

Segundo a agência espanhola EFE, este compromisso faz parte do acordo amigável, alcançado este fim de semana entre a UE e a China, em relação à venda à UE de painéis solares chineses abaixo do custo real.

O comissário europeu do Comércio, Karel De Gucht, afirmou ontem que as medidas provisórias a impor pela China face às supostas práticas desleais poderão ser conhecidas em finais de abril de 2014, fixando as políticas definitivas em finais de Junho.

O valor anual dos vinhos que a UE exportou em 2012 para a China rondou 763 milhões de euros, equivalentes a 8,6% de todas as exportações comunitárias de vinho.

Os principais países exportadores foram a França, que vendeu à China vinhos por um valor igual a 546 milhões de euros, seguida por Espanha, com 98 milhões de euros em vinho, e pela Itália, com 77 milhões de euros.

 

Fonte: Diário Económico