Início\ Informação \ Notícias
O acordo com a China sobre os painéis solares traz esperança à resolução da questão do vinho da UE
A Comissão Europeia chegou a um acordo preliminar com Pequim sobre a importação de painéis solares provenientes da China, criando expetativas na indústria de vinho da Europa para uma solução da investigação anti-dumping.

Apesar de os Estados Membros ainda terem de votar a questão dos painéis solares, a 6 de Agosto, a China e a UE acordaram num preço mínimo para os painéis, conforme afirma o Comissário do Comércio Karel de Gucht.

A questão reporta a Junho quando a UE ameaçou impor direitos de importação até 47.6% nos painéis solares afirmando que estariam a ser vendidos abaixo do preço de custo o que desencadeou uma guerra comercial, com o vinho da UE na mira para direitos de importação retaliatórios.

John Watkins, diretor da ASC China, afirmou à decanter.com, ‘Embora não exista qualquer garantia que a resolução da situação dos painéis solares venha a resolver a questão anti-dumping, é um passo muito positivo na boa direção para os vinhos da UE na China.'

Enquanto não se regista uma solução definitiva, os produtores Europeus continuam a ser aconselhados a colaborar com a investigação anti-dumping do Ministério da Economia chinês (MOFCOM).

A investigação oficial foi anunciada a 1 de julho 2013, com 20 de julho como a data final para as empresas exportadoras se registarem junto das entidades do MOFCOM que conduzirão este estudo.

Ainda durante esta semana, a 30 de julho, até 10 empresas de vinho europeias serão selecionadas para uma investigação detalhada - beneficiando as empresas que se registaram voluntariamente neste processo, de direitos mais baixos do que aquelas que não se registaram.

A decisão final está prevista para 1 de julho de 2014. Pode ser aplicada um direito preliminar no início de 2014 enquanto se aguardarem os resultados finais da investigação.

 

Fonte: Decanter