Início\ Informação \ Notícias
Panamá interessado em vinhos portugueses
O Presidente da República do Panamá, Ricardo Martinelli, encontrou-se ontem com Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) com o objetivo de explorar as potencialidades dos vinhos da capital para este mercado.

"Estamos muito satisfeitos pelo interesse demonstrado, até porque este é um mercado potencial para os vinhos brancos e rosés e até mesmo para o vinho leve, que é exclusivo da nossa região", afirma o Vasco d'Avillez. A reunião ocorre no Hotel da Lapa, às 16h30, e surge no seguimento do convite feito pelo Presidente da República Português ao seu homólogo.

Atualmente a CVR Lisboa tem dois produtores a exportar para o Panamá, mas é desejo da região que este número cresça já no médio prazo.

Com uma quota de mercado de cerca de 17,5% no mercado nacional, a CVR Lisboa certificou, em 2012, um total de 22 milhões de garrafas e apresenta perspetivas de crescimento na ordem dos 4 a 5%, em 2013.

Os Vinhos de Lisboa exportam já cerca de 50% do que produzem, sendo que os principais mercados são: Angola, países Nórdicos, China, Brasil e EUA.

A Região de Lisboa inclui as seguintes Denominações de Origem Controlada: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d'Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.

 

 

Fonte: Dinheiro Vivo