Início\ Informação \ Notícias
Dona Georgina nos 5 melhores do mundo
O vinho Dona Georgina 2005, da Quinta de Lemos acaba de conquistar três prémios no International Wine Challenge (IWC). O vinho premiado ficou assim entre os cinco melhores do mundo.

Um dos mais reconhecidos concursos de vinho do mundo atribuiu três prémios ao vinho Dona Georgina 2005, da Quinta de Lemos. O nome do vinho advém do nome da mãe do produtor, Celso de Lemos, numa homenagem à matriarca da família.

A saber, o prémio especial James RogersTrophy 2013, que premeia o melhor vinho no primeiro ano de produção de uma adega; Melhor vinho tinto da Região do Dão - Medalha de Ouro e  Melhor vinho tinto Português - troféu.

O ano de 2005 fica marcado como o arranque de produção de vinhos da Quinta de Lemos, e Dona Georgina em particular, caracteriza-se por ser um blend duas castas: Touriga Nacional e Tinta Roriz.

Segundo as notas de prova do IWC, este vinho é "muito complexo, com presença de coro, e saborosas notas misturadas de molho de soja e casca de laranja com a cereja muito presente, apresenta textura aveludada e fim de boca persistente."

O envelhecimento é feito em carvalho francês durante 15 meses e posteriormente é engarrafado fazendo um estágio em garrafa de cerca de três anos.

"É um enorme orgulho ganhar estes prémios e distinções com o nosso primeiro vinho. Faz-nos acreditar que temos potencial para muito mais. A nossa meta é fazermos vinhos de referência Portugueses e do Dão. Prémios destes motivam-nos a trabalhar mais e melhor", diz Hugo Chavez, enólogo da Quinta de Lemos.

 

Fonte: Dinheiro Vivo