Início\ Informação \ Notícias
Oeiras inaugura adega
A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou recentemente a Adega do Palácio Marquês de Pombal, instalada num edifício que data do séc. XVIII e está classificado pelo IGESPAR como Monumento Nacional, no âmbito do Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras

A intervenção da Adega, inserida no âmbito do projeCto de Requalificação do Núcleo de Produção Agrícola da Quinta do Marquês Pombal, pretendeu devolver a este espaço a sua função inicial, tirando partido das suas características naturais excelentes para o envelhecimento do vinho de Carcavelos.

A intervenção, executada essencialmente recorrendo a meios humanos, materiais e equipamentos da Câmara Municipal de Oeiras, custou 118.931,78 €.  

A Adega encontra-se localizada no piso térreo do edifício das antigas instalações agrícolas do Palácio, que era utilizado como zona de estágio em madeira da adega, a qual tinha como função envelhecer o Vinho de Carcavelos, que era armazenado em balseiros e barricas de vários tipos de madeira, onde ocorria o seu armazenamento e envelhecimento.

Os parâmetros necessários para um correcto envelhecimento do vinho advêm das baixas amplitudes térmicas anuais e elevada humidade relativa, que este edifício apresentava.

A manutenção da temperatura constante era conseguida graças à orientação do edifício, com as fachadas Sul e Poente protegidas pelo sol, e à presença de uma nascente a qual permitia manter um alto teor de humidade no seu interior.


O projecto de requalificação da Adega previu a execução de obras de restauro, tendo em consideração a conservação da autenticidade do bem patrimonial, de forma devolver o seu estado original através da reparação e reabilitação dos elementos danificados e degradados, limpeza, lavagem e escovagem das cantarias originais, reparação e pintura de paredes e tectos em abobadilha com a utilização de argamassas adequadas.




Fonte:
Maria João de Almeida / Ana Ramos