Início\ Informação \ Notícias
Caves Ferreira com nova imagem
Ferreira, a marca preferida de Vinho do Porto em Portugal, e conhecida internacionalmente pela emblemática figura de Dona Antónia, apelidada de Ferreirinha, reabre as portas da sua cave exibindo ambientes mais sofisticados e novas experiências que satisfazem as necessidades de consumidores atentos e exigentes.

Embora a sua história tenha mais de 250 anos, e os vinhos numa daquelas que é das mais emblemáticas garrafeiras em Portugal datem desde 1815, as Caves Ferreira acabam de reformular uma série de espaços que tornam as experiências ali proporcionadas em torno do Vinho do Porto ainda mais especiais.

A Sala Dona Antónia, a Sala Vintage e a Sala dos Azulejos são alguns dos espaços mais privilegiados e diferenciadores, pois num ambiente moderno, confortável e sofisticado convidam a momentos de prazer e descoberta do Vinho do Porto.

A Sala Dona Antónia, viu o seu ambiente enriquecido e proporciona agora aos visitantes provas especiais acompanhadas de queijos e chocolates, mas também dos famosos vinhos do Douro da Casa Ferreirinha ou de criativos cocktails à base de Vinho do Porto Ferreira.

A Sala dos Azulejos, uma referência já antiga destas caves, recebeu também benefícios e assume-se agora como um lugar em destaque, intimista, com vista privilegiada para o interior das caves de envelhecimento.

Quanto à Sala Vintage, trata-se, como o próprio nome indica, de uma zona onde o visitante encontra a partir de agora uma pormenorizada informação sobre a história dos Vintages Ferreira, desde 1815 até 2011 (o último vintage lançado pela Ferreira), nomeadamente os principais factos históricos nacionais e internacionais que marcaram os anos declarados, bem como pormenores sobre as condições climatéricas que influenciaram essas vindimas que fizeram história.

Num edifício granítico do séc. XVIII, os visitantes são recebidos no amplo "Hall da Cruz", um antigo e imponente espaço de armazenamento decorado com maquinaria antiga ligada à produção do Vinho do Porto e rodeado por enormes cubas de armazenamento, já que era precisamente daqui que saiam os vinhos para o cais fronteiriço no Rio Douro, onde eram embarcados rumo aos mercados de exportação.

Refira-se, por último, que Ferreira, hoje detida pela Sogrape Vinhos, é a única das grandes casas de Vinho do Porto que se manteve fiel em mãos portuguesas desde a sua fundação. Hoje a Ferreira assume o legado histórico enriquecido por várias gerações da família fundadora - os Ferreira da Régua -, com particular destaque para a época da liderança de Dona Antónia Adelaide Ferreira, popularizada carinhosamente pelos seus conterrâneos durienses como a "Ferreirinha".

Para além da Ferreira, a Sogrape Vinhos integra também no seu portefólio de vinhos do Porto as consagradas marcas Sandeman e Offley, cujas Caves se situam também na zona ribeirinha de Gaia.

 

Fonte: