Início\ Informação \ Notícias
Provar Portugal na maior garrafa do mundo
"Boeira Portugal in a Bottle" arrancou em Gaia. São mais de 60 lojas de vinho, artesanato ou gastronomia. E uma garrafa em fibra de vidro de dimensões colossais, candidata ao Guinness: está em construção e deverá estar terminada em Setembro, recebendo em Novembro provas do Berlim Wine Trophy.

Em 1999, dez amigos já com muita vida vivida juntaram-se e compraram a Quinta da Boeira, uma propriedade com cerca de três hectares situada mesmo no centro de Vila Nova de Gaia e que se desenvolve em torno de um palacete do início do século XIX . O grupo reúne gente de várias profissões, desde um padre a empresários do vinho, professores e médicos. A ideia inicial era "proteger a propriedade e o seu arvoredo da loucura imobiliária da altura", relembra Albino Jorge, administrador da Fladgate Partnership (detentora das marcas Taylor"s, Croft e Fonseca) e um dos accionistas da Quinta da Boeira.

Os dez amigos começaram por adaptar o espaço para a realização de casamentos, de modo a darem alguma sustentação ao investimento; depois recuperaram o palacete e os jardins anexos. Agora querem transformar a quinta numa nova atracção turística para quem visita o Porto e Gaia, com o projecto Boeira Portugal in a bottle, que foi inaugurado sábado (10 de Agosto). De futuro, pretendem construir um hotel de charme, cumprindo um programa que poderá envolver no total cerca de 38 milhões de euros.

Boeira Portugal in a bottle é uma iniciativa que pretende literalmente dar a provar os vinhos das principais regiões portugueses a partir do interior de uma gigantesca garrafa em fibra de vidro. As dimensões são formidáveis: 32 metros de comprimento e 9,5 metros de diâmetro. A garrafa ficará deitada, assumindo mais ou menos as mesmas proporções do palacete, e terá capacidade para acolher mais de 50 pessoas. O interior irá ser decorado com motivos alusivos ao Douro, Dão, Vinhos Verdes e Alentejo, as quatro regiões seleccionadas para servirem de montra do Portugal vinícola, e os visitantes poderão provar vinhos e iguarias de cada uma das regiões.

Por agora, só é possível visitar as mais de 60 lojas de vinhos, gastronomia e artesanato português que foram instaladas nos jardins da Quinta da Boeira (cedidas a produtores em troca apenas do pagamento dos custos de condomínio), almoçar no restaurante da propriedade e assistir a um ou outro espectáculo musical. A garrafa, em construção há quase meio ano, só deverá estar terminada no próximo mês de Setembro. Apreciando o esqueleto e o estaleiro montado já se consegue ter uma ideia do que está em causa, embora uma simples imagem em 3D seja suficiente. Há cerca de 15 dias, Albino Jorge aproveitou o jantar de gala da Berlim Wine Trophy para mostrar algumas imagens virtuais da garrafa e arrancou da plateia sonoras reacções de espanto e admiração.

Albino Jorge e mais dois accionistas foram à capital alemã assinar um protocolo de colaboração com a organização da Berlim Wine Trophy, para realizar o concurso em Vila Nova de Gaia, nas instalações da Quinta da Boeira. O evento decorrerá no próximo mês de Novembro e vai trazer a Portugal milhares de vinhos e mais de uma centena de provadores de todo o mundo.

O Berlim Wine Trophy tem duas edições anuais: uma no Inverno e outra no Verão. Não é o concurso mais importante do sector, mas tem vindo a ganhar notoriedade, beneficiando do patrocínio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. À semelhança do que acontece com o Concurso Mundial de Bruxelas, a competição começou a estender-se também a outros países. Um mês antes da prova em Vila Nova de Gaia, o Berlim Wine Trophy vai estar na cidade de Daejeon, na Coreia do Sul. Em Portugal, será uma estreia. Chegou a haver negociações para realizar o concurso em Lisboa, mas os promotores da Quinta da Boeira conseguiram "desviá-lo" para Gaia, tirando partido da histórica ligação da cidade ao vinho do Porto e usando como trunfo a garrafa gigante, que poderá transformar-se num novo ícone da cidade. Hoje, os turistas que visitam Gaia fazem-no para olhar o Porto desde a outra margem e conhecer o fantástico mundo das caves de vinho do Porto. A maior parte não passa da zona ribeirinha. "A nossa ideia é atrair esse fluxo turístico também até à cota alta da cidade [onde se situa a Quinta da Boeira]", sublinha Albino Jorge.


Uma garrafa para o Guinness

A garrafa gigante que está a ser construída na Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia, esteve para ser uma coisa diferente. A ideia inicial dos promotores do projecto era erguer uma pirâmide de garrafas com capacidade suficiente para acolher provas de vinhos no seu interior. Mas a execução era complicada: seria necessário colar, uma a uma, 60 mil garrafas de 0,75 cl. Foi então que surgiu a ideia de, em vez de 60 mil garrafas, construir apenas uma em fibra de vidro. Aparentemente, o desafio é ainda mais ousado, mas o custo e o modelo de construção são mais vantajosos. Quando estiver concluída, não haverá nada igual no mundo. A garrafa que mais se lhe aproxima e que os promotores do projecto conheçam mede "apenas" seis metros, cerca de cinco vezes menos. A candidatura para entrar no Guinness, o livro dos recordes, já começou a ser preparada.

 

Fonte: Público - Fugas / Pedro Garcias