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05. Exportações - 1º Semestre de 2013

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O Essencial sobre o Setor Vitivinícola

 

05. Exportações - 1º Semestre de 2013

O 2.º trimestre de 201 3 registou um a subida das exportações, em volume e em valor, registando um aumento de 5,2 % em valor face ao período homólogo de 2012.

Com esta evolução, a exportação de vinhos durante os primeiros seis meses de 2013 mantém uma subida face ao período homólogo de 2012 , de + 2,6% em valor e + 7,7% em preço médio , apesar de ligeiro decréscimo em volume .

A Europa Comunitária mantém - se como principal destino em volume (5 7 % do total), mas com um peso significativo de vinhos expedidos na classe acima dos 2 litros (bag - in - box, granel, etc) .

As exportações para países extracomunitários são 42% do valor, com quatro destinos (Angola, EUA, Canadá e Brasil) a figurarem no grupo dos 10 principais mercados de exportação dos vinhos nacionais.

Na Europa destaca - se o desempenho alcançado na Polónia , que foi o mercado de maior crescimento em volume e em valor (+ 36 , 7% e +36,2%, respetivamente) e para Espanha , com crescimentos de 27,4% e 37% em volume e em valor, respetivamente.

O mercado chinês , que representa 1,5% das exportações de vinho registou uma subida superior a 40% no preço médio de venda.

Para Frederico Falcão, presidente do IVV, “estes dados tornam - se ainda mais relevantes pois comparam com 2012, ano em que as exportaç ões portuguesas de vinho ultrapassaram a barreira dos 700 milhões euros, sendo um sinal claro da aposta que as empresas estão a fazer na exportação”.

Numa antevisão do futuro, o presidente do IVV admite que “os indicadores são positivos , pois o 1.º semest re foi o melhor desde 2010, e se o 2.º semestre tiver o desempenho que temos observado nos últimos três anos (57% do valor das exportações ocorreu no 2.º semestre), podemos ultrapassar este ano os 720 milhões euros”.

Pode consultar os dados estatisticos referentes ao 1º semestre de 2013 e comparação com o período homólogo de 2012 aqui.