Início\ Informação \ Notícias
Casa do Curro transformada em Museu do Alvarinho
A Casa do Curro, imóvel do século XVII localizado na Praça Deu-la-Deu, vai transformar-se no Museu do Alvarinho.

A candidatura, aprovada no programa PRODER, ação conservação e valorização do património rural, beneficia de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros.

Com a certificação do nome igualmente aprovado, o futuro Museu do Alvarinho assumir-se-á como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses e suporte da identidade cultural e histórica do concelho.

Pretende-se ainda corporizar um modelo integrado de promoção do vinho alvarinho, estendendo-o ao património natural, histórico, arqueológico e cultural do concelho. No fundo, o Museu do Alvarinho servirá como elemento impulsionador e congregador para a divulgação e dinamização das potencialidades endógenas da região.

Distribuído por diferentes áreas, este espaço proporcionará aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex. libris do concelho de Monção.

As empresas de Vinho Alvarinho com produto rotulado, tantas e tantas vezes premiadas em concursos nacionais e internacionais, encontrarão neste espaço "uma porta de acesso" para a valorização dos seus produtos, bem como um "ponto de encontro" para provas comentadas, encontros promocionais e estabelecimento de parcerias negociais.

 

Casa solarenga urbana do século XVII

A Casa do Curro, exemplo típico de uma casa solarenga urbana do século XVII, tem sido utilizada para diversos fins ao longo de muitos anos, tendo sido objeto de uma profunda recuperação concluída em junho de 1995. Presentemente, é palco de múltiplas atividades culturais.


No auditório municipal, onde habitualmente decorrem as sessões do executivo, realizam-se  várias manifestações culturais como conferências ou palestras. O Paço do Alvarinho, situado em duas salas do 1º andar, recebe provas de vinho e iniciativas promocionais daquela casta demarcada e singular da Sub-Região de Monção.


O imóvel alberga ainda a delegação de turismo, espaço para exposições e uma área destinada a produtos tradicionais locais como doces, geleias ou compotas. Com entrada pelas duas principais praças de Monção, Praça Deu-la-Deu Martins e Praça da República, o edifício dispõe ainda de um espaço exterior convidativo ao descanso.

 

Fonte: Câmara Municipal de Monção