Início\ Informação \ Notícias
Vinhos portugueses em grande destaque no evento "Universidade de Vinho" em Budapeste
Decorreu no dia 10 de Setembro em Budapeste, no Centro Cultural MOM, no âmbito do programa "Boregyetem" (Universidade de Vinho), o evento "Apresenta-se Portugal, País Convidado de Honra do 22° Festival Internacional de Vinhos de Budapeste"

História da vitivinicultura portuguesa e vinhos nacionais da Sogrape Vinhos e da Real Companhia Velha foram apresentados perante uma casa cheia, público de 80 pessoas, especialistas de vinhos, enólogos, apreciadores amadores de vinhos e jornalistas do sector. O evento durou quatro horas e contou com intervenções de oradores László Romsics, AIWS; Pedro Silva Reis, Presidente da Real Companhia Velha; Filipe Neves, enólogo e "wine comunicator" da Sogrape Vinhos e  Jorge Azevedo Sousa, Eastern Europe Business Manager da Sogrape Vinhos. Depois das apresentações, o público presente dirigiu várias perguntas aos representantes das empresas portuguesas.

O evento foi aberto pelo Embaixador de Portugal na Hungria, António Jorge Mendes.

Estiveram presentes Zoltán Zilai, Director Executivo da Hungarian Vitiand Viniculture Nonprofit Ltd., organizador do Festival Internacional de Vinhos de Budapeste, Imre Pulai, Director Executivo e Miklós Keresztény, Gestor de Vinhos da Heinemann Testvérek Kft., importador dos vinhos portugueses. Joaquim Pimpão, Director do AICEP em Budapeste esteve também presente. 

Por pura coincidência, a Real Companhia Velha festejou o seu 257° aniversário mesmo em Budapeste, levando em conta que o rei Dom José I assinou no dia 10 de Setembro de 1756 a Lei sobre a região demarcada para produção do vinho do Porto, criando a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.